A Metsul adverte para o risco de tempo severo neste sábado no Rio Grande do Sul. Uma frente fria chega a fronteira Oeste desde a madrugada com risco de chuva volumosa e temporais com rajadas de vento, raios e queda de granizo em pontos isolados. Vendavais com 80 km/h poderão ocorrer. Já na Metade Norte do Estado, a maioria dos modelos indica aberturas de sol e forte abafamento no turno da manhã, porém entre a tarde e a noite a chuva se espalha com risco de temporais isolados que podem ser intensos de forma localizada com rajadas de vento, raios e granizo. O interessante é o volume de precipitação indicado pelos modelos com mais de 80 a 100 mm em cidades do Oeste gaúcho, quantidade de chuva muito elevada para ocorrer em 24 horas. O mapa abaixo indica o volume previsto pelo modelo wrf até as 9h deste sabado, vejam os volumes muito altos concentrados entre a Campanha e a fronteira Oeste, o que deve ocorrer entre a madrugada e o turno da manhã.

 

O mapa de previsão de volume de chuva acumulada em 48 hs vai até domingo pela manhã e continua indicando maiores acumulados para a Metade Oeste do Estado, mas indica tambem chuva volumosa na Costa Doce, Missões, Serra e Norte gaúcho.

Já no domingo, a frente fria avança mais para o centro e norte com previsão de chuva mais parelha e persistente entre a madrugada e o turno da manhã. O importante a destacar para o domingo é o ingresso de uma das mais intensas massas de ar polar deste ano até agora, que vai favorecer a dissipação das nuvens e o forte resfriamento o que  irá ocorrer acompanhado de fortes rajadas de vento do  quadrante sul o que reduz a sensação térmica ao ar livre. A temperatura mínima portanto irá ocorrer no turno da noite em boa parte das cidades do Estado. No mapa abaixo (windy) é possível ver a projeção de rajada de vento do modelo Europeu indicam rajadas acima de 60 km/h em boa parte das área predominante do quadrante Sul.