Anúncios

Complexo cenário meteorológico envolvendo uma frente fria, uma frente quente e fluxo acentuado de ar quente e úmido gerou fortes tempestades ao longo desta quinta no Centro da Argentina.


Em Pehuajó, província de Buenos Aires, a cidade ficou inundada depois de 130 mm em poucas horas (foto). A capital argentina teve chuva forte com ventania e queda de árvores. 

As tormentas cruzaram o Rio da Prata e fizeram estragos no Uruguai, como no departamento de Florida que teve queda de árvores e destelhamentos. Em Tacuarembó, violenta tempestade de granizo também provocou danos.

Agora à noite, poderosas áreas de tempestades eram observadas no Centro argentino e no território uruguaio com tendência de deslocamento para o Rio Grande do Sul. 

Por isso, a MetSul alerta para um quadro de alto risco nesta sexta-feira de tempo severo nas províncias argentinas de Santa Fe, Entre Rios, Corrientes, grande parte do Uruguai e tambem o Rio Grande do Sul. A instabilidade que atingirá desde cedo o Sul gaúcho vai avançar numa atmosfera extremamente aquecida com máximas perto dos 40ºC, tal como se viu na terça. São esperadas marcas de 37°C a 39°C na Grande Porto Alegre, nos vales, no Centro do Estado e no Noroeste.

Nuvens muito carregadas vão “explodir” sobre o Rio Grande do Sul da tarde pra noite com temporais. Alguns, isoladamente, podem ser muito fortes ou severos com granizo e vento forte capaz de trazer danos. Apesar da possibilidade de que em pontos localizados ocorra chuva intensa e granizo, o maior risco são vendavais pela temperatura elevadíssima. Porto Alegre e região estão na área de risco a partir da tarde. Antes da chuva, durante parte desta sexta, o vento pode soprar moderado a forte do quadrante Norte em diversas regiões. 


No final da sexta, novas potentes áreas de instabilidade se formam no Uruguai e no Oeste, devendo ser responsáveis por trazer chuva para grande parte do Estado amanhã e que terá elevados volumes com risco de alagamentos em diversas localidades.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios