Anúncios

A MetSul alerta que a atuação de um centro de baixa pressão entre os litorais de São Paulo e do Paraná pode determinar volumes muito altos a excepcionalmente elevados de chuva no Leste de Santa Catarina e do Paraná no decorrer deste fim de semana e no começo da semana. 


As áreas de maior risco, conforme a análise da MetSul Meteorologia, são os Litoral Sul do Paraná e o Nordeste de Santa Catarina, incluindo áreas litorâneas entre Florianópolis e São Francisco do Sul.

Haverá um fluxo acentuado de umidade de Leste associado ao giro da baixa pressão, do mar para o continente, que ao encontrar o relevo da Serra induzirá chuva de natureza orográfica (associada ao relevo). Nesse tipo de situação, e o histórico de eventos deste tipo demonstra, podem ocorrer acumulados de precipitação excepcionalmente altos equivalentes a média de meses em apenas 24h a 48h. O modelo WRF da MetSul indica esse risco com volumes extremos para o Nordeste Catarinense.

Impressionam os volumes de chuva projetados pelo modelo WRF para cidades do Nordeste de Santa Catarina. Indica acumulados de chuva em apenas 48 horas superiores a 400 mm neste fim de semana, especialmente durante o domingo, nas áreas de São Francisco do Sul, Joinville e Jaraguá do Sul.


Como esse sistema de baixa pressão tende a migrar para Sul à medida que enfraquece, estamos sinalizando um risco médio de precipitação excessiva na primeira metade da semana em áreas entre Florianópolis e Passo de Torres em Santa Catarina (assim como a encosta da Serra do Mar) e entre Arroio do Sal, Terra de Areia, Maquiné e Torres no Rio Grande do Sul. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios