Anúncios

O Rio Grande do Sul segue sob uma massa de ar tropical muito úmida e instável hoje. A quarta-feira no Estado terá maior presença de nuvens com sol em algumas regiões, mas o tempo não estará firme e chove no decorrer do dia em grande parte das áreas. Tempo mais chuvoso no Oeste, Centro e no Sul, onde as precipitações serão mais persistentes e começam mais cedo, o que irá determinar maiores volumes e localmente muito elevados. No Oeste e no Sul, em especial, deve chover muito com precipitações por vezes torrenciais. Nas demais regiões, onde o sol aparece, calor e chuva no decorrer do dia que localmente pode ser forte. Temporais em alguns pontos com vento forte.


Volumes extremamente altos de chuva são esperados hoje e nos próximos dias em áreas do Oeste do Rio Grande do Sul, do Centro-Norte do Uruguai, e províncias argentinas de Corrientes, Entre Rios (Norte) e Santa Fé (Norte). Os volumes devem ser equivalentes a dois a três meses de precipitação em poucos dias em algumas localidades. 

A partir dessa quarta-feira as condições atmosféricas se deterioram muito na região indicada no mapa com chuva por vezes forte a intensa e que tende a se repetir amanhã e durante os próximos dias. Modelos indicam 200 a 300 mm na região em vermelho com volumes maiores localizados, sobretudo na Argentina. Municípios como Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, Alegrete e Livramento estão entre os de maior risco de precipitação em volumes excessivos.

Essa perspectiva de chuva muito volumosa deve agravar a situação das inundações no interior do Uruguai, onde muitas áreas rurais estão debaixo d’água com subida de rios e campos inundados. Há desabrigados e estradas chegaram a ser bloqueadas pelas inundações. 

É importante enfatizar que não somente as áreas indicadas no mapa de alerta devem ter chuva volumosa. Outras regiões do Uruguai e do Rio Grande do Sul, como a Campanha e o Sul, também terão episódios de chuva forte a intensa com altos volumes, mas o extremo da precipitação se concentrará mesmo no Oeste. Com um cenário de alta instabilidade, além da chuva, o restante da semana segue com risco de temporais localizados com vento forte e queda de granizo.  (Com foto de capa de Mauricio Marques)


 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios