Volumes extremamente altos de chuva são esperados nos próximos dias em áreas do Oeste do Rio Grande do Sul, Centro-Norte do Uruguai e nas províncias argentina de Corrientes, Entre Rios (Norte) e Santa Fé (Norte). Os volumes devem ser equivalentes a dois a três meses de precipitação em menos de uma semana em algumas localidades. A partir dessa quarta-feira as condições atmosféricas se deterioram muito na região indicada com chuva intensa que se repetirá na maioria dos dias seguintes.
O modelo GFS (EUA) indica para os próximos sete a dez dias acumulados de 200 mm a 300 mm na região com volumes maiores localizados, especialmente na Argentina. Outros modelos, como o europeu, indicam idêntico cenário de precipitação extrema.
A perspectiva de chuva muito volumosa deve agravar a situação das inundações no interior do Uruguai, onde muitas áreas estão debaixo d’água com subida de rios e campos inundados. Há desabrigados e estradas chegaram a ser bloqueadas por inundações.
Importante enfatizar que não somente as áreas indicadas no mapa de alerta devem ter chuva volumosa. Outras regiões do Uruguai e do Rio Grande do Sul também podem ter episódios de chuva forte a intensa com altos volumes em curto período.