Reiteramos o alerta de tempo severo para o Sul do Brasil nas próximas horas. Poderosa linha de tempo severo cruzará pelo Rio Grande do Sul entre a noite de hoje e a manhã desta quinta-feira com chuva forte a torrencial em muitos locais (+100 mm em poucas horas em alguns pontos), granizo de variado tamanho (até grande) e vendavais. Essa linha atinge Santa Catarina nesta quinta e enfraquece muito ao avançar pelo Paraná.
Consideramos esse um quadro perigoso de tempo severo pelo alto risco de eventos localizados de maior severidade com alta probabilidade de danos e transtornos.
Projeção do modelo WRF desta tarde (vídeo abaixo) mantém a instabilidade muito intensa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Todas as regiões gaúchas têm risco de tempo severo, mas esse é maior no Oeste, Centro e Norte do Estado. Porto Alegre e região devem ser atingidas pela instabilidade na madrugada. Estimamos, agora, em algum momento entre 3h e 6h da manhã de quinta a chegada da instabilidade na região metropolitana.
Ha risco de temporal em Porto Alegre. É altíssima a probabilidade de chuva forte a intensa de curta duração com alagamentos. Modelo WRF em sua última saída (abaixo) aponta mais de 50 mm na Capital. Fenômenos com vento forte e granizo com raios acompanhando a chuva não estão descartados na cidade.