Anúncios

A MetSul adverte para evento de tempo severo potencialmente perigoso no Sul do Brasil na tarde e noite desta quarta-feira e ainda na quinta com chuva extrema em algumas regiões, granizo com variado tamanho, e vendavais localizados que em alguns pontos podem ser intensos e com rajadas acima de 100 km/h. É cenário que acreditamos trará danos. Porto Alegre e região estão na área de risco no começo da quinta, mas os dados indicam que o pior se daria no interior gaúcho. Mesmo assim não se pode afastar o risco de temporal, ocasionalmente forte, na área da Capital.

Existe a possibilidade de formação de um sistema convectivo de mesoescala (aglomerado de nuvens muito carregadas) entre o Norte da Argentina e o Rio Grande do Sul no final da quarta-feira. Esse sistema se formaria a partir da alimentação de uma corrente de jato em baixos níveis de Norte, trazendo ar muito quente. Essa grande área de instabilidade pode trazer volumes excessivos de chuva. Há modelos indicando chuva de 100 a 200 mm em pontos do Oeste e do Noroeste gaúcho em poucas horas, o que pode trazer inundação relâmpago e alagamentos.

Projeção de chuva acumulada até 9h da manhã de quinta-feira pelo modelo WRF

Intensas áreas de instabilidade se formam nesta quarta-feira da tarde para a noite e vão começar a avançar pelo Estado a partir do Uruguai e do Norte da Argentina, mas já antes o ar quente e úmido pode trazer instabilidade localizada, ocasionalmente forte, sobretudo na Metade Norte do Rio Grande do Sul.

Modelos indicam a possibilidade de uma linha potente de chuva forte e temporais na madrugada da quinta que se deslocaria pelo território gaúcho no começo do dia, afetando principalmente a Metade Norte, avançando no decorrer da quinta para Santa Catarina e o Paraná ainda com tempo severo.

Modelo WRF indica uma poderosa linha de tempestades entre o Norte gaúcho e Santa Catarina na manhã de quinta

O cenário estará propício nos estados do Sul ao registro de tempestades severas em que há possibilidade em pontos localizados de vendavais com vento destrutivo (downbursts) e granizo de médio a grande tamanho. Regionalmente, esse episódio de tempo severo pode ser o mais intenso desde o começo deste ano com alto risco de provocar danos em algumas localidades.