Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para uma intensa onda de calor que assolará o Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira. A temperatura sobe nesta terça, mas vai ser a partir de amanhã que as marcas nos termômetros devem ter uma enorme escalada. Cidades que hoje terão máximas ao redor dos 30ºC, caso de Porto Alegre, amanhã devem ter marcas acima dos 35ºC durante a tarde.

Na quinta-feira, o calor aumenta ainda mais e as máximas devem ficar perto ou acima de 40ºC nas cidades mais quentes do Estado. Na sexta, o calor vai seguir intenso, mas maior presença de nuvens tende a impedir um aquecimento maior. Só que no sábado a temperatura voltaria a subir muito com máximas parecidas ou até superiores às da quinta-feira e que devem ficar perto ou acima dos 40ºC. Nenhuma área do Rio Grande do Sul escapará do calorão e apenas as praias devem ter marcas menores por efeito da maritimidade.

A MetSul adverte que o calor extremo cria condição ideal à formação de nuvens muito carregadas, logo temporais isolados são muito prováveis no final da tarde e à noite na segunda metade da semana, especialmente a partir da quinta-feira. Temporais localizados em dias de calor ao redor de 40ºC não raro são muito intensos e com potencial de danos por chuva torrencial, vendaval ou granizo. Quanto mais quente, maior a energia a ser liberada na atmosfera, por isso tempestades que ocorrem em dias com máximas perto ou acima de 40ºC podem ser muito severas, mas pelo caráter localizado não há como prever dias antes onde exatamente devem ocorrer.