Anúncios

Vem muita chuva aí para o Rio Grande do Sul. O sol aparece com nuvens nesta quarta-feira no Estado, mas no Oeste, parte do Centro gaúcho e no Sul a nebulosidade aumenta muito e o tempo se instabiliza com chuva já de manhã. Há risco de chuva forte e não se descarta granizo. Nas demais áreas do Estado, onde o dia terá sol e nuvens, faz calor à tarde e qualquer instabilidade será muito isolada. Os acumulados de chuva na Metade Sul podem ser muitos altos nesta quarta e no começo da quinta. Atente para a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul e veja o indicativo de 75 mm a 100 mm até 12h de quinta em vários pontos do Centro-Sul gaúcho com marcas isoladas acima de 100 mm.


Na quinta, a chuva avança, alcança Porto Alegre e toma conta de grande parte do Estado. Até domingo o tempo estará instável no Rio Grande do Sul com chuva por vezes forte a intensa, raios e risco de granizo isolado. Os volumes de chuva neste período de quatro a cinco dias devem ser muito altos em diversas regiões, podendo atingir a média do mês inteiro em algumas localidades. Os maiores volumes devem se dar no Centro, Oeste e o Sul gaúcho com volumes de 85 mm a 100 mm na maioria dos municípios destas regiões até domingo, mas haverá cidades com registros de 100 mm a 150 mm.


Para Porto Alegre o modelo europeu está indicando a possibilidade de 75 mm a 90 mm na soma de quinta a domingo. O modelo canadense (mapa acima) é ainda mais agressivo e indica 100 mm a 150 mm na região de Porto Alegre de quinta a domingo. A probabilidade de alagamentos na Capital é muito alta na segunda metade da semana. (Com foto de capa de Joel Vargas/PMPA)

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios