Tempestade de raios em Santana do Livramento na noite de terça-feira devido à frente quente no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul (Rádio RCC/Jornal A Plateia)

A MetSul Meteorologia vem alertando aqui no site Premium para um período de intensa instabilidade no Rio Grande do Sul e que já começou com ocorrências de raios e granizo nesta terça-feira no Sul gaúcho e na Campanha. Renovamos o aviso meteorológico com o indicativo de um complexo cenário meteorológico envolvendo frente quente e depois fria a semi-estacionária, corrente de jato em baixos níveis e um centro de baixa pressão. Se somam forte infiltração de ar quente no Norte do Estado e o avanço e recuo de ar mais frio de Sul sobre o território gaúcho. Esses fenômenos combinados com a variação de massas de ar com características distintas vão produzir vários riscos meteorológicos e que sintetizamos a seguir:

1) Frente quente com tempo severo: chuva localmente forte, muitos raios e chance de granizo isolado nesta quarta-feira no Oeste, Sul, parte do Centro e do Leste do Rio Grande do Sul. Mais alto risco de granizo no Oeste e no Sul gaúcho, não se descartando pedras de maior diâmetro nestas regiões à medida que ar quente de Norte deve alimentar a formação de nuvens muito carregadas.

2) Frente fria com tempo severo: frente fria provoca chuva desde cedo na quinta no Oeste e no Sul gaúcho. Vai avançar pelo Rio Grande do Sul no decorrer da quinta com chuva e temporais. Risco de localmente forte e de temporais isolados de granizo na entrada da frente. Pode ventar forte em várias regiões na chegada da instabilidade. O sistema atinge maioria das regiões até o final da quinta, mas alguns pontos mais ao Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul podem não ser alcançados pela frente na quinta-feira.

3) Jato de baixos níveis e vento forte a intenso: corrente de jato em baixos níveis passa a atuar no Rio Grande do Sul nesta quarta. Deve se intensificar na madrugada e manhã da quinta. O fluxo de ar quente a cerca de 1500 metros de altitude deve trazer temperatura muito alta na madrugada da quinta, perto ou acima de 30ºC em pontos dos vales. O vento Norte quente e seco associado à corrente de jato poderá ser forte a intenso em algumas regiões na quinta, sobretudo nos vales. O nosso modelo preferencial para análise de jato mostra que essa corrente teria sua maior intensidade sobre os vales do Taquari, Rio Pardo e Caí, o que não exclui vento Norte forte em outras áreas.

4) Calor excessivo: tardes de calor intenso a extremo no Noroeste/Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta quarta e quinta. Máximas perto e/ou acima de 35ºC. Na quinta, possibilidade de máximas de 38ºC a 40°C em pontos de Santa Catarina, como o Sul (região de Criciúma e Tubarão).

Saída da tarde do modelo canadense (esquerda) deslocou mais para Oeste e Sul a área de chuva excessiva na comparação com a saída da madrugada de hoje (direita) e aumento os volumes de precipitação com áreas de mais de 300 mm no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul

5) Chuva excessiva e inundações: volumes altos a muito elevados de chuva (100 mm a 200 mm), isoladamente maiores, entre sexta e domingo em parte do Rio Grande do Sul. Regiões mais afetadas: Missões, Noroeste, Alto Jacuí, Centro, Vales, Serra, Entorno da Lagoa dos Patos, Grande Porto Alegre e Porto Alegre. Ressalvamos que a distribuição regional da chuva mais excessiva ainda não é consenso entre os modelos e que há modelagem apontando maiores volumes no Oeste e no Sul do Estado. Alta probabilidade de alagamentos e/ou inundações em zonas urbanas e rurais. Períodos de chuva torrencial com alagamentos repentinos. Provável subida de arroios e córregos. Rápida elevação de níveis de rios do Centro e Metade Norte do Rio Grande do Sul. Possibilidade de deslizamentos de terra e queda de barreiras em áreas de relevo.