Anúncios

Granizo na praia do Laranjal, em Pelotas, na noite desta terça-feira (Porteira Adentro)

Temporais com muitos raios e granizo atingem nesta noite de terça-feira pontos do Sul e do Oeste do Estado. A MetSul teve relatos de granizo na praia do Laranjal, em Pelotas, e também no município de Bagé. Sensores de descargas atmosféricas mostram uma alta frequência de raios nestas regiões. O motivo é uma frente quente que atua sobre o Rio Grande do Sul.


Essa frente quente traz chuva e temporais ao longo desta quarta-feira no Oeste, Sul, parte do Centro e do Leste do Estado. Nestas regiões, além da chuva que isoladamente pode ser torrencial seguirá alta a frequência de raios com novas ocorrências de queda localizada de granizo. Não descartamos que em alguns pontos, as pedras de granizo possam ser médias a grandes em tamanho com danos. Isso porque ar extremamente quente invadirá a Metade Norte do Rio Grande do Sul e, grosso modo, será como jogar gasolina em fogo na instabilidade que estará sobre a Metade Sul, gerando nuvens muito carregadas com elevado potencial de granizo de variado tamanho.


Nestas áreas com instabilidade, especialmente do Oeste e do Sul do Estado, a temperatura pouco varia. Na Metade Norte, sobretudo no Noroeste e no Norte gaúcho, sol e nuvens com intenso calor à tarde e máximas típicas de verão que em alguns locais podem ficar entre 35ºC e 37ºC. Em Porto Alegre, a quarta-feira pode começar com chuva e chance de trovoadas, mais depois o tempo melhora com abafamento.

Anúncios