Mapa com a projeção para a tarde de quinta mostra anomalias absurdas de até 15ºC acima da temperatura normal desta época do ano.

Corrente de jato em baixos níveis ou JBN no jargão dos meteorologistas é uma espécie de “corredor de vento” a cerca de 1500 metros de altitude e que, no caso da nossa região, costuma ter origem na Bolívia. Traz ar muito quente aqui para o Estado, além de vento Norte seco e quente não raro forte a intenso. É esse tipo de fenômeno que quando está na área de Santa Maria costuma provocar muito vento Norte, às vezes com estragos, e temperatura tão alta quanto 30ºC ou mais à noite na cidade do Centro do Estado e que é impactada por esse tipo de corrente de jato por estar junto a morros. O vento Norte que avança sobre as elevações, desce para a parte baixa e ao descer o ar se comprime e aquece com rajadas fortes, em processo denominado de aquecimento adiabático.

Uma corrente de jato desse tipo passa a atuar nesta quarta no Rio Grande do Sul e intensifica uma frente quente. Essa frente estará sobre o Oeste, Sul e parte do Centro e do Leste do Estado. O ar quente alimentará as nuvens mais carregadas nestas regiões, trazendo risco de chuva localmente forte com raios e granizo.

Em áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina, no Norte e no Noroeste gaúcho, o ingresso do ar muito quente trazido pela corrente de jato resultará numa tarde de calor escaldante nesta quarta com máximas perto ou acima de 35ºC. A sensação será de ar muito pesado, gerando grande desconforto térmico para quem estiver na rua.

Entre a madrugada e a manhã de amanhã (quinta), o “jato” se intensificará na Metade Norte. Alertamos pro risco de vento forte a até intenso de Norte, seco e quente, nesta quinta em algumas regiões como os vales, sobretudo do Caí, Taquari e Rio Pardo.  Isso fará a temperatura disparar nessas regiões com calor na madrugada de quinta.

No Norte gaúcho a tarde da quinta será novamente de temperatura bastante alta com máximas em alguns municípios entre 35ºC e 37ºC. Em Santa Catarina, igualmente, calor intenso e atípico hoje e amanhã com máximas que na quinta podem ficar até ao redor de 40ºC em algumas cidades, como Tubarão e Criciúma, no Sul Catarinense. Vai fazer muito calor ainda em diferentes pontos do Paraná e de São Paulo.