A MetSul adverte que elevados volumes de chuva são esperados em diversas regiões do Rio Grande do Sul até domingo. Nesta quinta  a instabilidade começou a avançar e a chuva que vinha ocorrendo desde a quarta no Sul e no Oeste alcançou áreas do Centro gaúcho e da Capital. No Norte e no Noroeste, o tempo seco e quente ainda predominou e Santa Rosa registrou máxima de 32,3ºC. Até 19h desta quinta, a chuva somava 76 mm em Jaguarão, 74 mm em Bagé, 50 mm em Livramento e 40 mm em Quaraí.

Apesar de um aumento da chuva entre sexta e sábado na maior parte do território gaúcho, será na faixa central e na Metade Sul que os acumulados de precipitação devem seguir mais elevados. Observe no mapa a projeção de chuva acumulada em 48 horas até 9h da manhã de sábado a partir do modelo WRF da MetSul e veja o indicativo de volumes de 75 a 100 mm em vários pontos do Sul do Estado com uma zona de 100 a 150 mm na Lagoa dos Patos e entorno.

Leia tambémEpiódio de chuva volumosa vai atingir três regiões do Brasil

Municípios como Camaquã, Cristal, Tapes e outras localidades próximas, assim, podem ter de acordo com o WRF volumes muito expressivos de precipitação com chance de alagamentos.

Não se pode afastar a possibilidade de granizo isolado acompanhando pancadas localmente torrenciais com granizo no Estado. Nesta sexta ainda há a possibilidade de rajadas de vento forte em parte do Rio Grande do Sul, especialmente na segunda metade do dia.

No fim de semana, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul e desta vez a chuva aumentará na Metade Norte gaúcha. Até domingo o tempo não firma e, por essa sequência de dias chuvosos, o Estado terá volumes elevados em diversas regiões, incluindo a área de Porto Alegre.

Leia tambémRio Grande do Sul completa quatro dias seguidos de frio abaixo de zero

Vários modelos numéricos projetam volumes consideravelmente altos de chuva até domingo em Porto Alegre e na região metropolitana. Europeu, por exemplo, indica 137 mm pra Capital. Canadense (mapa acima) entre 100 mm e 150 mm. Haverá períodos de chuva forte a torrencial com alagamentos no período. Em três dias Porto Alegre pode ter mais chuva que em todo o mês de agosto até agora na cidade. (Com foto de capa de Guilherme Cássio/Arquivo)