Anúncios

Santa Rosa teve 4ºC abaixo de zero no domingo, 3,5ºC negativos na segunda-feira e foi a 34,9ºC ontem à tarde. Em dois dias, a temperatura variou quase 40ºC. Ar muito quente avançou de Norte e formou uma frente quente ontem na fronteira com o Uruguai (foto de Livramento) e no Sul, com chuva e trovoadas. Já nas demais regiões, o sol apareceu e fez calor. Na Grande Porto Alegre fez 30ºC.

Essa incursão de ar muito quente elevou a temperatura a 37,4ºC em Las Lomitas, na Argentina. Em Assunção, Paraguai, a máxima foi 36ºC ontem. O fluxo de ar quente trazido por correntes de vento de Norte alimenta a instabilidade frontal entre hoje e amanhã com muita chuva na Metade Sul e em parte do Oeste gaúcho. São esperados raios e há risco de granizo. Na Metade Norte segue quente.



Frente fria que ontem estava no Norte da Patagônia e ruma pro Sul do Brasil vai acoplar com a frente quente e deslocará a chuva mais para Norte amanhã. Por isso, em Porto Alegre e região, pode chover muito durante parte da sexta e do fim de semana. Os volumes somados até domingo em várias regiões gaúchas devem ser muito altos, com marcas de 100 mm a 150 mm em algumas localidades. Os acumulados dever ser altos principalmente em parte do Centro gaúcho e na Metade Sul. No Norte do Estado deve chover menos.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios