A MetSul Meteorologia adverte que a chuva retorna neste fim de semana para as áreas com enchentes e alerta que pode ser volumosa.

Áreas de instabilidade que trazem chuva desde o começo do dia para o Sul e o Oeste vão avançar para as demais regiões gaúchas no decorrer deste sábado, alcançando os vales, a Grande Porto Alegre e a Serra. 

Choverá mais justamente nas áreas mais atingidas por enchentes, incluindo a Capital, e com altos volumes que em muitas cidades ficarão entre 50 e 75 mm, podendo atingir de 75 a 100 mm em alguns pontos,  como se vê nos mapas dos modelos alemão e WRF. 


A chuva virá com raios e há risco de granizo isolado. O novo evento de chuva não deve trazer grande repique de cheias em locais onde os rios já baixam, mas vai contribuir para elevar o Guaíba e os rios em cidades ainda inundadas ou que os rios estejam subindo, mesmo que minimamente. 


Preocupa que o solo ainda está saturado e instável, logo mesmo chuva não muito volumosa pode trazer quedas de barreiras e deslizamentos nas áreas serranas.