Daniel Fleck

A MetSul alerta que está começando um período de muita instabilidade no Rio Grande do Sul que trará chuva volumosa para parte do Estado, precipitações freqüentes e ainda temporais. No mesmo instante em que os termômetros registravam hoje (25) até 41,3ºC no Noroeste gaúcho e quase 40ºC na Grande Porto Alegre, áreas de instabilidade chegavam ao Estado pelo Oeste com chuva e rajadas de vento. 

A chuva até o começo da noite de hoje somava 45 mm em Quaraí e mais de 30 mm em Uruguaiana. A instabilidade já alcançava diversos pontos do Centro, do Oeste e do Sul do Estado com muito raios e rajadas de vento em diferentes municípios. 

A instabilidade alcança um maior número de regiões, inclusive a de Porto Alegre e área metropolitana, no decorrer desta quinta-feira. O sol até aparece com nuvens ao menos em parte do dia na maioria das áreas do Estado, mas novas áreas de instabilidade devem se formar no decorrer do dia com expectativa de chuva na maior parte do Estado até o fim do dia. 

Como a atmosfera estará muito quente e abafada, há risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados de vento forte e granizo nesta quinta-feira (26). Algumas áreas já devem ter chuva entre a madrugada e de manhã, mas a instabilidade maior deverá ocorrer da tarde para a noite. 

Na sexta-feira (27), o Rio Grande do Sul deve ter ainda chuva. A instabilidade se concentrará principalmente do Centro para o Norte gaúcho e ainda com risco de pancadas isoladas de forte intensidade e de temporais localizados. Só que a chuva não vai parar por aí. 

No fim de semana, que deve ser de alternância de sol, nuvens e chuva, a formação de áreas de instabilidade será freqüente no território gaúcho com tendência de chuva na maior parte do Estado. Vários dados indicam a possibilidade de chuva forte com altos volumes em algumas regiões. 

A atmosfera quente e úmida manterá o risco de ocorrência de tempo severo com tempestades localizadas em que podem ocorrer vendavais e queda de granizo. 

A chuva somada de hoje e dos próximos dias deve trazer um alívio relevante na estiagem em parte do Rio Grande do Sul com acumulados de precipitação altos em diversas localidades, sobretudo do Centro para o Oeste e o Norte do Estado. 

Os volumes de chuva nos próximos sete dias devem ser bastante altos em parte do Estado com marcas em alguns municípios acima dos 100 mm, logo próximas ou acima da média de chuva de novembro ou dezembro. Há dados indicando até acumulados superiores a 150 mm-200 mm isoladamente até a metade da próxima semana.

O mapa acima do modelo Icon do serviço meteorológico alemão, disponível ao assinante na seção de mapas com quatro atualizações diárias, mostra que os volumes de chuva nos próximos sete dias devem ser bastante altos em parte do Estado com marcas acima de 100 mm em muitas áreas e isolados superiores a 150 mm.