Anúncios

Grande quantidade de nuvens cobre o Rio Grande do Sul nesta sexta. Áreas de baixa pressão em superfície e em altitude trazem chuva para quase todo o Estado no decorrer do dia. A MetSul Meteorologia alerta para chuva localmente forte a intensa em pontos das Metades Norte e Leste do território gaúcho com volumes apenas hoje de 50 a 100 mm, com acumulados isoladamente superiores, o que poderá trazer transtornos em algumas cidades. Temporais, se ocorrerem, só em pontos muito isolados. 


Alguns momentos de abertura com sol e nuvens são antecipados em diferentes regiões, sobretudo no Oeste. Algumas áreas do Estado, como o Leste devem ter chuva no começo do dia seguida de melhoria do tempo e o retorno da chuva da tarde para a noite por conta do giro do centro de baixa pressão. Devido à instabilidade, a temperatura pouco vai pouco variar. 

No sábado, o sol chega a aparecer com nuvens em parte do Estado, mas a circulação de umidade ainda deve trazer períodos de chuva principalmente para a Metade Norte e o Leste do Estado. Mais uma vez há risco de chuva por vezes forte a intensa em pontos localizados. No domingo, o tempo estará mais aberto no Rio Grande do Sul, mas ainda podem ocorrer pancadas de chuva localizadas, especialmente na segunda metade do dia.  


Entre segunda e quarta o centro de baixa pressão estará atuando nos litorais de Santa Catarina e do Paraná, assim como junto ao Litoral Norte gaúcho. Uma preocupação é o fluxo de umidade do mar pro continente que ao encontrar o relevo da Serra pode gerar chuva de natureza orográfica em que há alto risco de acumulados muito elevados a extremos. Os litorais paranaense e catarinense são os de maior risco, incluindo a área de Florianópolis. No Rio Grande do Sul, a primeira metade da semana terá sol e nuvens com chuva isolada pela circulação de umidade do centro de baixa pressão na costa.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios