Anúncios

Joel Vargas/PMPA

A MetSul Meteorologia emitiu alerta sobre um cenário de risco de excesso de chuva nesta semana em Porto Alegre e região. Dados de modelos numéricos consolidaram uma tendência de volumes de chuva elevados a extremamente elevados para os próximos dias. Dados de modelos computadorizados de metsul.com indicam volumes que variam de 100 mm no melhor cenário a mais de 250 mm no pior cenário. A média histórica de chuva de outubro inteiro em Porto Alegre é de 114,3 mm.

Significa que modelos computadorizados indicam para os próximos sete a dez dias a possibilidade de chover a média do mês a mais que o dobro da media do mês. Conforme a maioria dos dados, o período mais crítico de chuva seria entre a terça (10) e sexta (13). Neste intervalo as precipitações seriam muito volumosas com alto risco de períodos de chuva forte a torrencial.



Adverte-se, assim, para um possível cenário de excesso de chuva na próxima semana, o que pode implicar alagamentos (principalmente sob chuva torrencial), subida rápida e/ou transbordamento de arroios, queda de árvores (não por vento e sim solo saturado e instável), e risco de escorregamento de encostas.

No período de intensa instabilidade associado a uma frente semi-estacionária não podem ser descartados temporais passageiros com raios, rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h e ocasional granizo, mas a preocupação maior é o excesso de chuva.

Anúncios