Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para uma semana de muita chuva no Rio Grande do Sul com acumulados excessivos de precipitação, extremamente altos em algumas regiões. Os volumes nesta semana devem ficar perto ou acima de 100 mm na maior parte das áreas do Estado, mas os acumulados mais altos devem se concentrar no Centro gaúcha e sobre a Metade Norte, onde em grande número de municípios os volumes devem ficar entre 150 mm e 300 mm, ou seja, algumas localidades podem ter mais que o dobro da média de chuva histórica de outubro somente nesta semana.


Modelo canadense é um dos que indica os maiores volumes de chuva com acumulados de 150 a 300 mm emquase todo o Centro gaúcho e Metade Norte

Sob um cenário de chuva tão volumosa, as bacias de vários rios que cortam o Centro e a Metade Norte do Estado porque a tendência é de forte elevação dos níveis com alto risco de cheias em algumas. O quadro ainda será favorável a alagamentos e inundações em áreas urbanas e rurais, especialmente durante períodos de chuva forte a torrencial. O maior risco de precipitações intensas em curto período se dará entre terça e a sexta-feira. Em áreas de relevo, com os volumes muito altos de chuva, são prováveis deslizamentos de terra e quedas de barreiras.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


A maior preocupação nesta semana no Rio Grande do Sul é com chuva excessiva, porém não podem ser descartados temporais isolados com granizo, raios e ocasionais rajadas de vento forte. Serão ocorrências localizadas, associadas a nuvens muito carregadas.

Anúncios