Anúncios

Modelo WRF indica forte áreas de instabilidade avançando pelo Oeste do Sul do Brasil no final do domingo

O Nordeste do Rio Grande do Sul (Serra, Campos de Cima da Serra, Vales, Grande Porto Alegre e Litoral Norte) tiveram chuva entre a madrugada e manhã deste domingo, mas a tendência é da instabilidade se afastar para o oceano e o tempo melhorar gradualmente da tarde para a noite. No Oeste, onde o domingo começou com sol e nebulosidade parcial, entretanto, nossos dados de modelagem numérica indicam que o tempo deve se instabilizar até o fim do dia.


O modelo WRF indica que no fim da tarde e/ou à noite áreas de instabilidade devem se formar e avançar pelo Noroeste do Estado e a Metade Oeste com chuva em vários pontos, não se descartando raios e até granizo isolado em alguns municípios. Alguns pontos podem ter rajadas de vento acompanhando a chuva.


No decorrer da segunda-feira, as áreas de instabilidade mais intensas devem avançar para Santa Catarina e o Paraná com chuva localmente forte e risco de temporais isolados. Já no Rio Grande do Sul haverá muitas nuvens com chuva irregular na maioria das regiões e, em geral, com baixos volumes. A instabilidade deve aumentar muito no Rio Grande do Sul no decorrer da terça, marcando o começo de uma sequência de dias com volumes de chuva muito altos no território gaúcho.

Anúncios