Anúncios

Fabiano Rodrigues/Arquivo

O Rio Grande do Sul começou a semana com temporais, que ainda hoje deixam gaúchos sem luz no Sul do Estado, e vai terminar a semana com mais tempestades. 

A MetSul adverte que no final da sexta (15), à noite, áreas de instabilidade vão ingressar no Oeste a partir da região de Uruguaiana. A instabilidade vai se organizar na forma de uma linha de temporais que cruzará pela Metade Oeste gaúcha no começo do sábado (16) com chuva e possíveis temporais isolados de vento forte e granizo. Ao longo do sábado, a chuva vai alcançar todas as regiões.

Os dados de modelos analisados pela MetSul indicam que a precipitação vai variar muito de um ponto para outro, mas que pontos localizados podem registrar acumulados muito altos em curto período. O mapa mostra a projeção de chuva até 9h de domingo do modelo WRF, disponível ao assinante, em que se observa que algumas localidades não devem ter mais que 5 mm a 10 mm enquanto muitas terão de 30 mm a 50 mm e alguns locais mais isolados até marcas acima de 100 mm. 

A chuva não deve se resumir ao sábado e ainda no domingo (17) são esperadas muitas nuvens e chuva em diversas regiões, entretanto com acumulados menores que no sábado na maior parte dos municípios. Isoladamente não se pode descartar que no domingo ainda ocorra chuva forte localizada e alguns temporais isolados, apesar de o risco de tempo severo ser menor que no sábado.

Anúncios