Anúncios

Um intenso sistema de alta pressão atmosférica, com pressão de 1034 Hpa em seu centro posicionado entre as províncias de Rio Negro e Chubut na Argentina é o responsável pelo ar gelado que sentimos hoje no Rio Grande do Sul. Antecipadamente, como se esperava, a presença das nuvens impediu que o resfriamento fosse ainda maior entre a madrugada e o turno da manhã. Nesse sentido, as marcas de temperatura ficaram abaixo de zero onde o tempo ficou mais aberto facilitando a perda radiativa para atmosfera. Por outro lado em grande parte das regiões as mínimas ficaram abaixo de 5°C. Nesse interim, a menor marca de hoje ocorreu no alto da Serra do Botucaraí em Soledade com -1,9°C. Analogamente a temperatura baixou de zero também em Herval, Zona Sul, com registro de -1,1°C e ainda fez -0,3°C no município de Espumoso.


Confira mais alguns registros de mínimas de hoje pelo Estado:

São Matinho da Serra 0°C

Chapada 0,5°C

Getúlio Vargas 0,6°C

Bagé 0,7°C

Campos Borges 1,2°c

Quaraí 1,2°C

Jari 1,3°C

Caxias do Sul 1,5°C

São José dos Ausentes 1,6°C

Tio Hugo 1,6°C

Santa Maria 1,7°C

Alegrete 1,8°C

São Gabriel 1,9°C

Muitos Capões 1,9°C

Lagoa Vermelha 2,0°C

Jaguarão 2,0°C

Palmeira das Missões 2,0°C

GEADA

O ar seco combinado ao vento calmo e a temperatura baixa propiciou a formação de geada em regiões onde a nebulosidade não esteve presente. A primeira vista, houve registros  de geada em pontos das Missões, Fronteira Oeste, Campanha, faixa Central.  Em Sobradinho, na região Centro/Serra, que teve temperatura mínima hoje de 2,2°C, a geada foi registrada  na foto baixo pelo Laerson Rigon.


REGIÃO METROPOLITANA E LITORAL TIVERAM FRIO TAMBÉM

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas


Na Região Metropolitana de Porto Alegre com a presença das nuvens já esperado que a temperatura não baixasse tanto.  Ainda assim a temperatura baixou de 10°C e a mínima na Capital foi de 8,3°C e em Campo Bom fez 7,1°C. Vale destacar que o amanhecer teve marcas de um dígito no Litoral com 9,8°C em Tramandaí e Torres. Não é algo inédito em 2021, mas ainda assim chama atenção. Em Rio Grande o dia começou com 6,5°C.

Anúncios