Anúncios

Geminídeas registradas na madrugada desta terça | OBSERVATÓRIO HELLER & JUNG

Quem olhar para os céus esta noite pode encontrar um dos últimos eventos astronômicos do ano. Será quando a chuva de meteoros Geminídeas atingirá o seu pico! As Geminídeas são consideradas uma das chuvas de meteoros mais espetaculares do ano, com a possibilidade de se avistar cerca de 120 meteoros por hora em seu pico, que acontece entre hoje e amanhã

Ao contrário da maioria das outras chuvas de meteoros, as Geminídeas não estão associadas a um cometa, mas a um asteroide: o 3200 Phaethon. O asteroide leva cerca de 1,4 ano para orbitar o Sol.


As Geminídeas podem ser vistas em todo o Brasil!! Entre 21h e 4h o céu terá uma ótima visibilidade para enxergar a chuva, sendo entre 21h20 e 23h15 os melhores horários para a observação. Até o dia 20 as Geminídeas estarão em atividade, mas o pico será na noite de hoje.

Isso não significa que você não poderá ver novamente esse espetáculo, apenas que hoje será o melhor dia para isso. Cabe lembrar que para tentar observar as chuvas de meteoros é necessário estar em um local com baixa poluição luminosa.


O Observatório Nacional recomenda que o observador procure um local escuro, se possível afastado das grandes cidades, para evitar a poluição luminosa. Além disso, deve-se apagar as luzes em volta e contar com que o tempo esteja aberto.

As condições para a observação não poderiam ser melhores para a observação no Rio Grande do Sul, afinal a previsão é de céu claro e sem nuvens em quase todo o estado nesta noite e na madrugada desta quarta-feira.

O mapa acima mostra a projeção de nebulosidade para 22h de hoje no Sul do Brasil a partir dos dados do modelo WRF. Exceção de áreas do Nordeste catarinense e do Leste do Paraná, o tempo vai estar aberto no restante do Sul do Brasil com condições perfeitas de observação.

Anúncios