Anúncios

Warner Bros/Reprodução

Em Londres, no Beco Diagonal e nos escritórios do Ministério da Magia, ou nos vários salões da Escola de Magia e Bruxaria, em Hogwarts, os bruxos dos mais jovens aos mais velhos podiam saber antes o que vinha no tempo. Se aquele cujo nome não podia ser dito ou seus comensais eram capazes de alterar o tempo e em segundos transformar um dia de sol e céu azul em encoberto com nuvens escuras, o sempre surpreendente tempo britânico também era quase uma feitiçaria.

O jornal Profeta Diário, leitura quase obrigatória dos bruxos da saga de Harry Potter, trazia em suas páginas uma seção com a previsão do tempo. “O sol pode aparecer, se as nuvens que trazem garoa se dissiparem”, informava o espaço da previsão meteorológica do Profeta Diário em sua edição de setembro de 1995, no filme Harry Potter e a Ordem da Fênix.


A previsão era para toda a Grã-Bretanha e estava na página 2 do periódico mais lido entre os bruxos. O prognóstico de redação nada convencional em sua cronologia trazia a previsão do tempo para “o dia depois”, o “dia depois de amanhã”, o “dia depois de depois de amanhã”, o “dia depois do dia depois de amanhã”, e assim por diante.

Warner Bros/Reprodução

O Profeta Diário na história é um jornal mágico com sede em Londres, Inglaterra, e era a principal fonte de notícias para bruxos britânicos e irlandeses. O seu editor-chefe era Barnabas Cuffe, que trabalhava no escritório central localizado no Beco Diagonal.

Por causa da capacidade do jornal de influenciar as mentes de muitos nas comunidades bruxas britânicas e irlandesas, era conhecido por imprimir conteúdo inclinado a pedido do Ministério da Magia britânico, em um esforço para divulgar a versão preferida do Ministério dos eventos em andamento e agendas políticas. A integridade jornalística não era o forte da publicação, uma vez que era conhecido por trazer notícias falsas ou sob encomenda.

O jornal circulava com as edições da manhã e da noite, a última das quais era chamada de Profeta da Noite. A edição do fim de semana foi chamada de Profeta de Domingo. Boletins de notícias adicionais poderiam ser entregues rapidamente quando eventos importantes, o que no jornalismo do mundo real se chama de breaking news, viessem a ocorrer.


A saga de Harry Potter é o maior sucesso da literatura das últimas décadas no mundo. Escrita por J. K. Rowling, a história de Harry Potter é uma aventura mágica atemporal que conquistou de crianças a adultos. Foram mais de meio bilhão de cópias vendidas do livro. A história saiu dos livros e foi parar nas telas grandes quando a Warner Bros adaptou a obra para o cinema, fazendo com que os filmes entrassem na lista dos de maior bilheteria até hoje.

Previsão do tempo para Hogwarts

A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts está localizada na ficção “não muito longe” de Dufftown, cidade de verdade na região de Moray, nas áreas elevadas da Escócia, as chamadas Scottish Highlands. A previsão real do Met Office da Inglaterra para hoje à noite de Dia das Bruxas ou Halloween na região do Castelo de Hogwarts é de variação de nebulosidade com períodos de chuva passageira e outros de céu estrelado com temperatura entre 6ºC e 7ºC. O tempo deve seguir instável, aliás uma marca desta parte da Escócia, durante a semana inteira com mínima de 4ºC e máxima de 11ºC.

Anúncios