Anúncios

Dias de tempo aberto com céu claro ou nuvens esparsas serão uma constante no Rio Grande do Sul até o final deste mês | DENIS GOERL

A semana começou com chuva no Rio Grande do Sul por efeito de uma frente fria que trouxe precipitação para todas as regiões gaúchas. Os volumes foram muito variáveis e em alguns lugares choveu pouco enquanto em outros os acumulados foram elevados. Houve registros de 50 mm a 60 mm em algumas localidades, como alguns municípios da Grande Porto Alegre.

A chuva, contudo, não será protagonista no Rio Grande do Sul no que resta no mês de novembro. Se em outras áreas do Brasil os últimos dias do mês vão ser de muita chuva e com alto risco de transtornos, no estado gaúcho a tendência é diversa com o predomínio do tempo seco e firme, conforme a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.

Modelos meteorológicos projetam que até o final de novembro praticamente todo o estado gaúcho não deve ter chuva. Instabilidade apenas isolada e em pontos perto da costa, sobretudo na região de Torres, e por curto período. No restante do território gaúcho, a tendência é que a chuva somente retorne no próximo mês.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para sete dias no Rio Grande do Sul do modelo alemão Icon a partir da inicialização das 12Z de hoje. Observa-se a tendência de escassez de chuva no território gaúcho nos próximos sete dias, marcando um final de novembro seco no estado.


Em Porto Alegre, por exemplo, depois da quarta-feira com sol e nuvens que teve até chuva leve isolada pela circulação de umidade marítima, esta segunda metade da semana terá amplos períodos de céu claro e sem nuvens com muito sol. Já no fim de semana e na primeira metade da semana que vem, nuvens vão aparecer juntamente com o sol na capital gaúcha.

Com os dias de sol, a tendência é de elevação da temperatura. A máxima nesta quarta-feira em Porto Alegre, mesmo com sol, foi de apenas 27,5ºC. Durante os próximos dias se espera maior aquecimento, mas sem previsão de forte calor. Máximas devem ficar ao redor dos 30ºC ou 31ºC na cidade nos dias mais quentes.

Onde mais deve esquentar é no Oeste e no Noroeste gaúcho. Máximas de 31ºC a 33ºC são projetadas na região de Uruguaiana nos próximos dias com marcas de 33ºC a 35ºC na primeira metade da semana que vem. No Noroeste, aquecerá mais. Máximas de 31ºC a 33ºC serão comuns até o fim de semana e na primeira metade da semana que vem passarão de 35ºC em alguns locais.

Conforme a previsão do tempo da MetSul, nos primeiros dias de dezembro se espera a passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul com aumento de nebulosidade e chuva na maioria das regiões. Como o sistema frontal só deve ocorrer daqui a dez dias, projeções de volumes de chuva neste momento estão sujeitas ainda a grandes mudanças, mas se desenha cenário de precipitações mais generalizadas no estado gaúcho.

A maior elevação da temperatura na primeira metade da semana vai se dar justamente pelo ingresso de ar mais quente que costuma preceder a chegada de uma frente fria e que tende a alcançar o Sul do Brasil nos primeiros dias de dezembro.

Anúncios