Brasil vai parar para acompanhar a estreia da seleção na tarde desta quinta e a previsão do tempo aponta a probbabilidade de chuva no Rio de Janeiro (foto) e diversos outros estados | CARL DE SOUZA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

A espera de quatro anos para ver a seleção brasileira em Copa do Mundo chega ao fim nesta quinta-feira. O Brasil estreia na Copa do Catar às 16h no Estádio Nacional de Lusail em partida contra a Sérvia. O estádio está situado a 24 quilômetros do centro da capital Doha, na futura cidade de Lusail, ainda não está totalmente concluída. O estádio foi inaugurado em 2021 e é o maior estádio do país.

O time comandado pelo técnico Tite inicia a caminhada em busca da tão sonhada sexta estrela contra um adversário forte. A Sérvia, assim como o Brasil, jogou as eliminatórias sem perder um jogo. O adversário tem estrelas do futebol europeu como Vlahovic, que joga na Juventus, Mitrovic, do Fulham, e Milinkovic-Savic, da Lazio.

Se a Copa fosse no inverno brasileiro, como ocorre normalmente, grande parte do Brasil teria um dia de sol, afinal o inverno marca a estação seca em grande parte do país. Mas, como vai se dar no final de novembro, a estação chuvosa já teve início no território brasileiro e diversos estados devem ter períodos de chuva.

No Rio Grande do Sul, o tempo não será problema para acompanhar a estreia da seleção brasileira. O dia terá sol em todo o Rio Grande do Sul e com céu claro. Nuvens aparecem em pontos entre a Serra e o Litoral Norte. Com o tempo aberto e o vento calmo, a temperatura cai mais à noite e o dia começa ameno para o fim de novembro.

O ar seco igualmente proporciona maior aquecimento durante o dia. A tarde será agradável com calor no Oeste e no Noroeste. Na hora do começo do jogo, às 16h, temperatura de 27ºC em Porto Alegre, 26ºC em Caxias do Sul, 28ºC em Santa Maria, 27ºC em Pelotas e em Passo Fundo, e 31ºC em Uruguaiana.

Grande parte de Santa Catarina e do Paraná também devem ter tempo firme na hora do jogo. O sol aparece nos dois estados, mas no Leste catarinense e paranaense ocorrem momentos de maior nebulosidade com chance de chuva em alguns pontos, embora poucos.

A maioria das cidades do Mato Grosso do Sul também terá tempo firme na hora da estreia da nossa seleção. Somente pontos isolados mais a Leste e Norte do estado devem ter pancadas de chuva isoladas.

No Mato Grosso, cenário idêntico com sol e nuvens no Sudoeste do estado, mas chuva localizada atinge maior número de pontos à tarde na maioria das áreas do território mato-grossense. Goiás e Distrito Federal terão mais nuvens e chuva em muitos pontos, até com pancadas fortes isoladas.

Onde o tempo vai estar mais instável na tarde de estreia da seleção será no Sudeste do Brasil. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo terão abundante nebulosidade e chuva em muitos pontos, incluindo as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Pontos isolados podem ter até chuva forte.

No Nordeste, maior presença de nuvens e chuva do Centro para o Sul da Bahia. No restante da região, o sol predomina com tempo firme. Pancadas muito isoladas podem ocorrer no Ceará, Maranhão e Piauí. Na Região Norte, com o ar tropical quente e úmido, sol e nuvens com céu nublado em alguns momentos com pancadas durante o dia em diversos locais de todos estados da região.