7 de setembro de 2022. “Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil”. O nosso país chega ao 200º ano de sua independência de Portugal com muitas visões diferentes de país, mas um sentimento que une a todos de esperança de dias melhores para a nação para superar os desafios do século XXI e superar as adversidades históricas que ainda deixam suas marcas na sociedade. Um dia especial para a história nacional que será marcado por condições típicas desta época do ano na maior parte do território brasileiro com uma massa de ar seco no Brasil Central, e instabilidade igualmente normal em setembro nos extremos Sul e Norte do país.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta quarta-feira do modelo meteorológico Icon em que se observa a tendência de a chuva se concentrar entre os estados do Sul e São Paulo assim como em parte da região amazônica, enquanto a maior parte do território nacional terá um dia de sol e sem precipitação.
O país vai estar dividido na temperatura em seu bicentenário da independência. O Brasil Central, o Nordeste e o Norte terão um 7 de setembro de muito calor enquanto no Sul, em parte do Mato Grosso do Sul e em São Paulo a maior presença de nuvens e até com instabilidade deverá resultar em marcas mais agradáveis nos termômetros.
Com isso, as condições do tempo vão estar favoráveis para os desfiles cívicos e militares na maioria das cidades e capitais brasileiras nesta quarta-feira, inclusive em Brasília que não tem registro de chuva significativa há mais de 120 dias e vem enfrentando dias de tempo muito seco e quente com a vegetação ressecada.
Sul
Parte do Sul do Brasil vai ter um feriado com tempo instável. A instabilidade maior tende a se concentrar em Santa Catarina e no Paraná, onde chove na maioria dos municípios ao menos em parte do dia, especialmente entre a madrugada e de manhã. Da tarde para a noite, a chuva vai atingir menos pontos e o sol chega a aparecer em diferentes localidades, especialmente mais a Oeste. Podem ocorrer pancadas isoladas fortes com algum risco de granizo localizado. Tanto Curitiba como Porto Alegre devem ter chuva nesta quarta.
O Rio Grande do Sul vai ter um feriado de 7 de setembro com sol e nuvens na maioria das áreas do estado, mas o tempo não vai estar firme. Ocorrem períodos de maior nebulosidade com chuva passageira ou garoa em pontos do Norte e do Leste gaúcho. Por isso. Porto Alegre terá nebulosidade variável com sol, nuvens, momentos de maior nebulosidade e não se afasta chuva passageira. No Centro, no Oeste e no Sul gaúcho o tempo firme predomina na maioria das localidades. A temperatura chega a 25ºC no Oeste gaúcho enquanto na Grande Porto Alegre vai variar entre 23ºC e 24ºC à tarde.
Sudeste
As condições do tempo vão variar muito no Sudeste do Brasil nesta quarta-feira. No estado de São Paulo, terra da declaração da independência, o dia terá muitas nuvens com chuva em várias regiões em diferentes momentos do período. Pode ter chuva forte isolada com algum risco de granizo isolado no interior paulista, especialmente na primeira metade do dia.
Apesar da instabilidade, ocorrem aberturas de sol entre as nuvens com abafamento em São Paulo, especialmente no interior, como no Norte paulista. Espera-se a presença de fumaça vinda da Amazônia alto no céu em algumas cidades. Na cidade de São Paulo, abundante nebulosidade com momentos de chuva e garoa, mas a instabilidade não será persistente e podem ocorrer intervalos de melhoria. Máxima em torno de 23ºC a 24ºC na capital paulista.
Grande parte de Minas Gerais vai ter um feriado com tempo firme e a presença do sol. No Sul e no Triângulo Mineiro não se descarta chuva muito isolada e passageira, mas a maior parte do dia tem sol e nuvens. Mais na área de Belo Horizonte, no Centro do estado, e no Norte de Minas o sol predomina com temperatura agradável. No Rio de Janeiro, o sol também predomina e vai brilhar na capital fluminense que amanhece com temperatura baixa de 12ºC a 13ºC em alguns pontos, mas deve ter até 30ºC durante a tarde.
Centro-Oeste
O sol aparece em todo o Centro-Oeste do Brasil neste feriado da independência. Somente em áreas mais a Oeste do Mato Grosso do Sul, perto de São Paulo, espera-se maior presença de nuvens e não se descarta alguma instabilidade isolada, especialmente na primeira metade do dia. Campo Grande e Cuiabá terão um dia com a presença do sol. Na capital do Mato Grosso, o feriado é de muito calor com até 37ºC. Tanto o Mato Grosso do Sul como o Mato Grosso vão ter fumaça da Amazônia no céu em muitas cidades.
Em Brasília, o bicentenário da independência do Brasil será celebrado com muito sol. Podem até aparecer algumas nuvens, mas grande parte do dia deve ter céu azul. O dia devem ser de muito baixa umidade mais uma vez e com calor. As máximas durante a tarde no Distrito Federal devem ficar entre 30ºC e 32ºC na maioria das áreas.
Nordeste
Quase toda a Região Nordeste terá um feriado de sol e tempo firme. Faz muito calor mais para o interior da região, como no Agreste. Chance de chuva apenas em áreas costeiras, mas mesmo assim de forma isolada e passageira, uma vez que as pancadas devem se alternar com períodos de sol. Grande parte da faixa costeira terá um dia de sol e sem chuva. Maior probabilidade de pancadas costeiras no litoral da Bahia.
Norte
O sol aparece com nuvens na maior parte do Norte do Brasil. Pancadas de chuva tropicais vão ocorrer do Centro para o Norte do Amazonas, no Oeste do Pará, em Roraima e no Amapá. No Acre e em Rondônia assim como no Sul do estado amazonense e na maior parte do Pará o dia terá tempo firme e sol. Espera-se muita fumaça de queimadas, especialmente entre os estados do Amazonas, parte do Pará, Acre e Rondônia.