Anúncios

A chuva no Brasil nos próximos dez dias terá os maiores volumes no Centro-Oeste e no Sudeste, além de pontos da Região Norte, muito em consequência de dois centros de baixa pressão que vão canalizar umidade para a parte central do país.

Mapa do modelo europeu com previsão de chuva para dez dias no Brasil

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

A Região Norte está no período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.

Com o inverno amazônico, há aumento das precipitações e chove muito em vários pontos do Norte do país. Onde mais deve chover no Norte do Brasil durante os próximos dez dias será no Amazonas e no Amapá.

Na Região Nordeste, grande parte da região deve ter chuva irregular, mas a chuva tende a ter maiores volumes no Oeste da Bahia, Maranhã, Piauí e Ceará com volumes menores em outros estados, onde haverá pontos com precipitação escassa.

No Centro-Oeste, chove muito em vários pontos da região na soma dos próximos dez dias, especialmente em pontos do Mato Grosso do Sul que podem ter 200 mm a 300 mm, como consequência de baixas pressões que vão se formar e avançarão para o Atlântico.

Na Região Sudeste, da mesma forma, a atuação de áreas de baixa pressão canalizará umidade com altos volumes localizados nos quatro estados. O Triângulo Mineiro, em especial, pode ter acumulados mais elevados.

No Sul do Brasil, a precipitação será bastante irregular ainda no Rio Grande do Sul, apesar de precipitação forte isolada. Onde mais deve chover é no Norte e no Leste do Paraná assim como em pontos do Leste e o Nordeste catarinense, com acumulados localmente elevados.

Anúncios