Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul neste domingo e encerra a onda de calor que completa mais de duas semanas com temperaturas dia após dia de 35ºC a 40ºC no estado desde a terceira semana de fevereiro.
Em algumas cidades do Oeste e do Sul gaúcho já refrescou, mas não pela frente fria. O refresco ocorreu por chuva resultante de áreas de instabilidade geradas pelo calor.
Por isso, o calor persiste nesta noite de sábado na maior parte do Rio Grande do Sul com marcas elevadas para o período noturno, especialmente em cidades do Centro e da Metade Norte, incluindo a Grande Porto Alegre.
A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica que chove desde cedo em pontos do Oeste e do Sul neste domingo com o avanço da frente fria. Na Metade Norte, o sol aparece e ainda e faz calor.
No decorrer do dia, porém, a frente fria se desloca para Norte lentamente e muda o tempo em quase todo o estado com aumento de nuvens, chuva e queda de temperatura.
Enfatizamos que a chuva será mal distribuída e terá baixos volumes na maioria das áreas. Até é possível que em alguns pontos a virada do tempo seja seca, com vento e sem chuva. Isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporal de vento.
Em Porto Alegre e região, as primeiras horas do domingo ainda têm tempo firme com temperatura alta e acentuado abafamento. Poderão ser observados relâmpagos à distância.
No decorrer do domingo, porém, a nebulosidade aumenta muito na Grande Porto Alegre e o tempo se instabiliza com chuva, que já pode ocorrer de manhã. A temperatura despenca na capital.
Qual o horário da chegada da frente fria? Como o Rio Grande do Sul possui quase 500 municípios, listamos a tendência de chegada do sistema frontal por regiões do estado.
Na fronteira com o Uruguai, a frente começa a ingressar na noite deste sábado. No Oeste e no Sul, a frente fria ingressa na madrugada e no começo da manhã. No Centro do estado e na Grande Porto Alegre, a frente chega ainda de manhã.
Na Serra Gaúcha, já de manhã no Sul da região e até o começo da tarde mais ao Norte, tendência também para o Litoral Norte. No Planalto Médio e Missões, a frente ingressa em algumas cidades já de manhã e o mais tardar até o começo da tarde. Mais ao Norte do estado, no Médio e Alto Uruguai, a frente chega durante a tarde na maioria das cidades.
Os mapas a seguir com as anomalias de temperatura – o quanto deve desviar da média – ilustram como o domingo começa quente e com temperatura acima da média na maioria das áreas, mas que vai dar lugar a temperaturas abaixo da média com a chegada da frente fria.

Mapa de anomalia de temperatura na noite deste sábado | METSUL

Mapa de anomalia de temperatura na manhã de domingo | METSUL

Mapa de anomalia de temperatura na tarde de domingo | METSUL
A temperatura despenca e a tarde será amena em muitas cidades, exceção do Médio e Alto Uruguai que ainda devem ter calor e do Oeste, onde haverá pontos cm 27ºC a 29ºC durante a tarde.
Em muitas cidades gaúchas, entretanto, a temperatura na tarde do domingo estará apena entre 20ºC e 25ºC. Vários municípios que neste sábado tiveram entre 36ºC e 39ºC terão no mesmo horário neste domingo marcas de 22ºC a 25ºC, em especial no Centro, Sul e no Leste gaúcho.
Em Porto Alegre e região, as primeiras horas do domingo ainda têm tempo firme com temperatura alta e acentuado abafamento. Poderão ser observados relâmpagos à distância.
No decorrer do domingo, porém, a nebulosidade aumenta muito na Grande Porto Alegre e o tempo se instabiliza com chuva, que já pode ocorrer de manhã. A temperatura que neste sábado à tarde atingiu 38ºC, pode ficar entre 23ºC e 25ºC na tarde do domingo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.