Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul neste domingo com queda acentuada da temperatura na maior parte do território gaúcho, mas a chuva e o vento já afetaram parte do estado neste sábado por áreas de instabilidade isoladas pré-frontais geradas pelo calor intenso.

METSUL
A imagem do satélite meteorológico GOES-16 das 19h do sábado mostrava a faixa de nuvens característica da frente fria sobre o Uruguai e a província argentina de Corrientes enquanto no Sul e Oeste gaúcho áreas de instabilidade isoladas associadas ao calor traziam chuva.
A instabilidade pré-frontal se formou em sábado marcado pelo calor intenso a extremo na esmagadora maioria das regiões do estado com registros ao redor dos 40ºC em algumas cidades.
As máximas nas estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 39,4ºC em São Borja; 38,3ºC em Campo Bom; 38,2ºC em São Gabriel; 37,7ºC em Santiago; 37,6ºC em Camaquã; 37,5ºC em São Luiz Gonzaga; 37,4ºC em Teutônia e Rio Pardo; e 37,1ºC em São Vicente do Sul e Alegrete. Porto Alegre anotou 37ºC.
Com o calor, a partir do meio da tarde começaram a se formar áreas de instabilidade no Oeste e no Sul gaúcho com chuva irregular na distribuição e temporais muito localizados.
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de vento até o início da noite deste sábado de 76 km/h em Canguçu; 74 km/h em Jaguarão e 71 km/h em Rio Grande.
Já os acumulados de chuva nas estações oficiais até às 19h do sábado foram de 31 mm em Rio Grande, 10 mm em Canguçu, 5 mm em Jaguarão e 3 mm em Uruguaiana.
Nesta noite de sábado, que será muito quente nas cidade em que não choveu, chove ainda de forma localizada com trovoadas no Oeste, no Sul e de forma muito isolada no Centro do estado.
A grande e mais ampla mudança do tempo, entretanto, está prevista para este domingo com o avanço pelo Rio Grande do Sul da frente fria que agora está sobre o Uruguai.
A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica que chove desde cedo em pontos do Oeste e do Sul. Na Metade Norte, o sol aparece e ainda e faz calor.
No decorrer do dia, porém, a frente fria avança e muda o tempo em quase todo o estado com aumento de nuvens, chuva e queda de temperatura.
Enfatizamos que a chuva será mal distribuída e terá baixos volumes na maioria das áreas. Até é possível que em alguns pontos a virada do tempo seja seca, com vento e sem chuva. Isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporal de vento.
A temperatura despenca e a tarde será amena em muitas cidades, exceção do Médio e Alto Uruguai que ainda devem ter calor e do Oeste, onde haverá pontos cm 27ºC a 29ºC durante a tarde.
Em muitas cidades gaúchas, entretanto, a temperatura na tarde do domingo estará apena entre 20ºC e 25ºC. Vários municípios que neste sábado tiveram entre 36ºC e 39ºC terão no mesmo horário neste domingo marcas de 22ºC a 25ºC, em especial no Centro, Sul e no Leste gaúcho.
Em Porto Alegre e região, as primeiras horas do domingo ainda têm tempo firme com temperatura alta e acentuado abafamento. Poderão ser observados relâmpagos à distância.
No decorrer do domingo, porém, a nebulosidade aumenta muito na Grande Porto Alegre e o tempo se instabiliza com chuva, que já pode ocorrer de manhã. A temperatura que neste sábado à tarde atingiu 38ºC, pode ficar entre 23ºC e 25ºC na tarde do domingo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.