A chuva no Brasil nos próximos dez dias terá como destaque precipitações excessivas em áreas do Norte e do Nordeste do Brasil enquanto no Sudeste a chuva deverá ter um aumento em diversas áreas da região, em particular no estado de São Paulo.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para dez dias a partir da rodada da 0Z desta terça-feira do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.
A Região Norte está no período chuvoso do ano, que se denomina de inverno amazônico, o período do calendário em que há uma maior concentração das chuvas que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano.
Com o inverno amazônico, há aumento das precipitações. Onde mais deve chover no Norte do Brasil durante os próximos dez dias será no Amazonas, Pará, Rondônia, Acre e Amapá. Pode chover muito em pontos mais ao Oeste do Amazonas, perto da Colômbia. O Leste do Amapá e o Norte do Pará podem ter volumes excessivos a extremos como efeito da chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Leia tambémVeja onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana
Na Região Nordeste, os maiores volumes de chuva são esperados na faixa costeira entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, o que inclui o Norte do Ceará e do Piauí, por conta da atuação da ZCIT. Os estados do Maranhão, Piauí e Ceará devem ser os mais chuvosos no período, com excessos localizados. No restante da região, a chuva é irregular, embora chova forte em pontos da costa.
No Centro-Oeste, a tendência para a semana indica os maiores acumulados de chuva no Mato Grosso e em Goiás, onde volumes localmente altos podem dificultar a colheita da safra. Já no Mato Grosso do Sul, a chuva será mais irregular, apesar de forte em alguns pontos com temporais de verão que acompanham o calor.
Na Região Sudeste, os próximos dez dias devem ter chuva abaixo a da média ainda na maior parte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Em São Paulo e no Triângulo Mineiro, por outro lado, as precipitações aumentam.
Espera-se uma alta frequência de temporais de verão no estado de São Paulo com maior umidade e ar muito quente ainda sobre o Sudeste, o que vai favorecer diariamente temporais isolados com acumulados altos de precipitação em curto período, com alagamentos e inundações repentinas.
Leia tambémRisco de temporais e chuva forte em 12 estados nesta quinta-feira
Finalmente, na Região Sul, os maiores volumes de chuva nos próximos dez dias tendem a se dar em Santa Catarina e no Paraná, mas de forma irregular. Chove forte localmente, mas haverá pontos que os volumes devem ser baixos.
No Rio Grande do Sul, por sua vez, depois de um período mais favorável à chuva nos últimos dias, a tendência é que os dez últimos dias de fevereiro registrem diminuição da precipitação com baixos volumes na maioria das cidades, apesar de que o calor emana que vem pode gerar pancadas isoladamente fortes com altos volumes localizados.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.