Anúncios

Motoristas e acompanhantes que estavam em automóveis trafegando pela Freeway (BR-290), entre Porto Alegre e Osório, que faz a ligação da capital gaúcha com o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, relataram momentos de pavor na noite de domingo.

Eles foram apanhados no começo da noite na estrada por uma violenta tempestade que depois causaria destruição no Litoral Norte do Rio Grande do Sul com destelhamentos, quedas de árvores e postes, desabamentos e outros danos.

Em Osório, onde termina a chamada Freeway, o vendaval destelhou dezenas de casas e causou o desabamentos da estrutura de um circo no momento da última apresentação do dia, o que deixou dez feridos.

Estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Tramandaí registrou vento de 92 km/h, mas equipamento do Ceclimar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul anotou rajada de 141 km/h na vizinha Imbé.

O que passou pela Freeway foi uma intensa linha de instabilidade com vento destrutivo acima de 100 km/h. O equivalente a ser apanhado na estrada por uma microexplosão atmosférica

Aliás, uma das principais consequências deste tipo de sistema em linha são ventos horizontais e intensos, diferentes de tornados (com rotação) ou microexplosão (descendentes).

Podem atingir velocidades superiores a 100 km/h, podendo chegar a 150 km/h ou mais em casos mais extremos. A intensidade, assim, pode ser comparável ao de uma microexplosão, ou downburst.

Motoristas e acompanhantes que estavam na rodovia descreveram momentos de medo e pânico no momento da tempestade nas redes sociais da MetSul Meteorologia.

“Nós estávamos na fila e foi horrível no pedágio de Osório”, descreveu Marcelo Borges. “O que passamos foi filme de terror  e não desejo a ninguém. Estávamos eu, meu esposo, minha mãe e nossas duas filhas pequenas, elas estavam desesperadas chorando”, narrou Gisele Cardoso. “Dez minutos de pavor”, resumiu Lieberti Batistta.

A MetSul, diante do que acompanhava em tempo real pelas imagens de radar, satélite e descargas atmosféricas, chegou a emitir um aviso urgente de curto prazo para a área da Freeway, afinal era o pico do movimento de retorno das praias no final do domingo.

“Temporal que atinge Porto Alegre vai avançar para ao menos parte da Freeway e ERS-040. Se você está na praia, não saia agora. Segure a viagem! Se já está na estrada e encontrar chuva forte a intensa, pare no estacionamento. Há risco de aquaplanagem”, alertou a MetSul pela rede social X às 20h48 do domingo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.