Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, o canal principal da umidade da América do Sul segue mais orientado para Oeste com um padrão de bloqueio atmosférico, favorecendo mais chuva no Norte do Brasil e na Região Sul com atípica escassez de precipitação para o verão em muitas áreas do Sudeste.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).
Na Região Norte, os estados com mais chuva devem ser Amazonas, Pará, Acre e Amapá. Tocantins e Roraima terão chuva irregular. A chamada ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) provoca chuva com volumes excessivamente altos na Ilha de Marajó, no Norte do Pará e em parte do Amapá.
Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva se darão pela ZCIT na costa e áreas próximas entre o Norte do Maranhão, Norte do Piauí, Norte do Ceará e no Rio Grande do Norte. Pode chover forte ainda nos litorais de Pernambuco e da Paraíba. No restante da região, a chuva é bastante irregular.
No Centro-Oeste, a semana terá chuva abaixo do que é normal nesta época do ano na maior parte dos municípios. Onde mais chove é no Mato Grosso, especialmente mais a Oeste, mas mesmo assim as precipitações devem ser irregulares no estado. Irregularidade ainda maior na chuva no Mato Grosso do Sul e Goiás, apesar de que em pontos isolados o calor favorece pancadas fortes.
Na Região Sudeste, padrão de bloqueio atmosférico traz chuva muito abaixo da média e escassa na maior parte da região. Não deve chover nesta semana em muitas cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o que é incomum para fevereiro que tem uma das maiores médias mensais de precipitação na climatologia anual. Qualquer instabilidade será localizada.
Onde mais chove nesta semana no Sudeste do Brasil é no estado de São Paulo, contudo de forma bastante irregular. O calor deve provocar episódios isolados de chuva forte a intensa com temporais que podem despejar volumes muito altos localizados em curto período com alagamentos e inundações repentinas.
A orientação do canal primário de umidade da América do Sul leva maiores índices de água precipitável para o Sul do Brasil, o que fará a chuva frequente na forma de pancadas e temporais isolados na semana em Santa Catarina e no Paraná com altos volumes isolados. No Rio Grande do Sul, frente fria traz chuva neste começo de semana e o tempo volta a se instabilizar no final da semana com os maiores volumes na Metade Norte.
Salientamos que os modelos globais têm dificuldade em projetar acumulados excessivos muito isolados por temporais, assim que certamente choverá mais ou muito mais em algumas áreas do que o indicado no mapa em consequência de tempestades isoladas.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.