A MetSul Meteorologia alerta para calor atipicamente intenso para o mês de fevereiro nesta semana na cidade de São Paulo com máximas acima a muito acima do que se costuma registrar nesta época do ano e possibilidade de quebra de recorde histórico.

PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL/EBC
Normalmente, episódios de calor muito intenso não são frequentes em fevereiro por conta de o clima ser mais chuvoso no verão na cidade de São Paulo. Dezembro (231,3 mm), janeiro (292,1 mm) e fevereiro (257,7 mm) são os meses com maior média mensal de precipitação na capital paulista.
Por isso, as ondas de calor intensas e prolongadas costumam ocorrer mais no período de transição do final da estação seca (fim do inverno e primavera) para o verão, quando chove pouco e são frequentes as incursões de ar muito quente vindas do Centro-Oeste.
O cenário atual foge ao normal de fevereiro porque há um padrão instalado de bloqueio atmosférico com ar muito quente sobre o Sudeste do Brasil, o que inibe a ocorrência de chuva em grande parte da região e favorece acentuado aquecimento.
A MetSul adverte que várias tardes desta semana na cidade de São Paulo serão tórridas com temperaturas atipicamente altas para fevereiro e que devem ficar acima a muito acima da média máxima histórica mensal de 29ºC.
As máximas na tarde desta segunda-feira na capital paulista devem ficar ao redor dos 35ºC, mas é possível que alguns pontos possam alcançar marcas tão altas quanto 36ºC as 37ºC por volta das 15h ou 16h.
O calor não muda muito durante a terça que será novamente muito quente com marcas durante a tarde ao redor de 34ºC a 35ºC, possivelmente menores que as de hoje por conta de maior umidade e nebulosidade.
Na quarta-feira, o calor segue implacável com temperaturas máximas durante a tarde em torno de 33ºC a 35ºC na maioria dos bairros e isoladamente superiores pelo efeito da ilha de calor urbano.
Já na quinta-feira se projeta mais um dia escaldante para os paulistanos com uma tarde em que as temperaturas máximas podem atingir marcas excessivamente altas que podem atingir de 35ºC a 36ºC, não se afastando 37ºC a 38ºC em alguns bairros.
Na sexta, embora ainda muito quente e abafado, com marcas à tarde acima de 30ºC, o calor cederia em intensidade na comparação com os dias anteriores.
Com isso, a MetSul Meteorologia não descarta que nesta semana possa ser batido o recorde histórico de temperatura máxima para o mês de fevereiro na cidade de São Paulo que é de 36,4ºC. Se não cair, as máximas ficarão perto do recorde na estação de referência do Mirante de Santana, na zona Norte.
Com a forte onda de calor e atípica para fevereiro, a Prefeitura de São Paulo reativou as dez tendas da Operação Altas Temperaturas, aumentando os cuidados e a rede de proteção e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ativada sempre que a temperatura ou sensação térmica atingem 32ºC, a Operação Altas Temperaturas, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), atende a população paulistana em dez tendas montadas em pontos estratégicos da cidade e acolhe qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar.
Além de descansar, os cidadãos têm acesso à água e, se quiserem, chás, sucos gelados e frutas. As tendas também contam com espaço para atendimento e orientação aos munícipes quanto aos cuidados necessários com os animais em dias de calor intenso.
A MetSul Meteorologia enfatiza que calor tão intenso a extremo como previsto para os próximos dias deve estimular a formação de grandes nuvens isoladas de tempestade que poderão provocar chuva muito forte a intensa com altíssimos volumes em curtos intervalos com inundações repentinas e alagamentos.
O calor extremo agrava ainda o risco de alguns destes temporais isolados que ocorrem da tarde para a noite virem com muitos raios e fortes vendavais com danos, transtornos como quedas de árvores e cortes de energia elétrica.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.