Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados em que podem ocorrer vendavais e ocasional queda de granizo com raios na tarde e noite deste domingo.

ROBSON DIPP/ARQUIVO

No final da manhã deste domingo, grande parte do Rio Grande do Sul estava com sol e calor, em algumas localidades intenso. Ao mesmo tempo, fortes áreas de instabilidade atuavam no Uruguai e já atingiam pontos da fronteira.

Os termômetros no final da manhã indicavam temperaturas já muito altas para o horário com marcas às 11h de 35ºC a 36ºC no Oeste enquanto nos vales e na Grande Porto Alegre diversos municípios anotavam entre 33ºC e 34ºC.

Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera atua neste domingo sobre o Rio Grande do Sul e impacta a temperatura com vento do quadrante Norte e aquecimento acentuado.

Correntes de jato em baixos níveis ou JBN no nosso jargão da Meteorologia trazem ar quente e aumentam a divergência de vento na atmosfera. Com isso, cresce o risco de temporais no estado e alguns localmente forte a severos, além de a temperatura seguir alta.

No decorrer das próximas horas, entre a tarde e a noite deste domingo, o calor deverá estimular rapidamente a formação de áreas de instabilidade com pancadas de chuva e temporais isolados.

A chuva deverá ser localmente forte a intensa com possibilidade de alagamentos em alguns municípios, mas tende a ser irregular na distribuição no estado, assim que haverá pontos que devem terminar o domingo sem precipitação.

Adverte-se que, com a temperatura muito alta, temporais isolados são muito prováveis e que o maior perigo são ocorrências localizadas de vendavais, alguns potencialmente fortes e com danos.

As regiões de maior risco são parte do Oeste, o Centro, Campanha, Sul e o Leste do estado, embora pelo calor não sejam descartas ocorrências isoladas nas demais regiões do estado.

Porto Alegre e região metropolitana, que enfrentam um domingo muito quente e vão ter uma tarde muito quente com máximas de 35ºC a 38ºC e sensação ao redor de 40ºC e superior, estão na área de risco. Assim, não se pode afastar chuva localmente forte e temporal no final da tarde ou à noite.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.