Anúncios
  1. A semana que se inicia será novamente de extremos na chuva e na temperatura no Brasil com situações de perigo à população por calor excessivo no Sudeste e episódios de chuva volumosa localizada e tempestades isoladas no Sul, Sudeste e no Nordeste do país.

Calor e umidade vão favorecer nesta semana temporais localmente fortes a severos no estado da Região Sul e em São Paulo | ASAF SAAB DE SOUZA

Com isso, você pode ter certeza que verá muitas notícias relacionadas ao tempo nas mídias local e nacional na semana que começa com muitas reportagens sobre o calor e várias sobre temporais com chuva forte e vento.

De acordo com o prognóstico da MetSul, uma bolha de calor está instalada no momento no Sudeste do Brasil em padrão de bloqueio atmosférico que reduz a chuva em grande parte da região e traz temperatura muito alta.

Com essa situação de bloqueio, o canal principal de umidade da América do Sul que nesta época do ano deveria estar orientado do Norte para o Sudeste do Brasil, está deslocado mais a Oeste pelo interior do continente.

Com isso, a umidade amazônica que em fevereiro deveria estar direcionada para estados do Sudeste do Brasil está avançando no sentido meridional e alcançando os estados do Sul, o Centro da Argentina e o Uruguai.

O resultado é chuva mais frequente com acumulados localmente muito altos e ainda temporais diários na região que, isoladamente, são fortes a severos e acabam por produzir danos e transtornos.

Mais ao Norte do Brasil, a semana terá outro sistema meteorológico importante e que é comum nesta época do ano, conhecido como Zona de Convergência Intertropical, ou ZCIT na sigla usada por nós meteorologistas.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma faixa de baixa pressão próxima ao equador, onde os ventos alísios convergem, favorecendo a formação de nuvens e intensas chuvas tropicais.

Calor no Sudeste e perigoso no Rio de Janeiro

Com um padrão de bloqueio atmosférico atípico para fevereiro, que vai continuar, grande parte do Sudeste terá uma semana muito quente e de tardes escaldantes em centenas de cidades com temperaturas altas a excessivamente altas nos quatro estados da região.

A semana inteira no Rio de Janeiro, o estado que será mais castigado por calor extremo, terá temperaturas muito altas. Serão vários dias com temperaturas próximas ou acima dos 40ºC, dando prosseguimento ao longo período quente que o estado enfrenta.

Os dados indicam que os piores dias de calor seriam esta segunda e a terça, porém, em particular, a terça com máximas em pontos do estado do Rio de Janeiro de 41ºC a 44ºC e índices de sensação térmica (índice de calor) muito superiores pela umidade em patamares insalubres.

Propjeção de temperatura do modelo Icon para a tarde de terça (18) | METSUL

São níveis perigoso de calor ao ser humano. Estudo da Secretaria da Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro revela que altas temperaturas na cidade aumentam a mortalidade, especialmente entre idosos e pessoas com doenças crônicas.

Níveis extremos de calor elevam significativamente os riscos à saúde e períodos prolongados de calor intenso chegam a dobrar o risco de morte entre mais vulneráveis, especialmente idosos.

São Paulo terá fortes temporais isolados

O que se viu na última semana vai se repetir na que começa em São Paulo. O estado vai ter mais uma semana com dias de calor, que será mais intenso no interior e no litoral, onde em algumas cidades as máximas passam de 35ºC e mesmo se aproximam de 40ºC na costa.

Com o canal de umidade principal direcionado mais para o Oeste, o território paulista, que é o mais a Oeste no Sudeste do Brasil, estará mais próximo do corredor de ar úmido que vem da Amazônia.

Maiores índices de instabilidade no Sudeste são previstos para São Paulo | METSUL

Como consequência, a interação do ar quente no Sudeste com a umidade vai favorecer episódios localizados de chuva e temporais no decorrer da semana, em horas da tarde para a noite.

São ocorrências isoladas e pontuais, mas onde se dão podem despejar quantidade enorme de chuva em curto período com alagamentos e inundações, além de trazer muitos raios e vento forte com ocasional granizo.

Chuva localmente forte e temporais isolados no Sul

Cenário parecido com o de São Paulo é esperado no Sul do Brasil com episódios de chuva forte a intensa localizados e temporais isolados com raios, vento e granizo no decorrer da semana.

Com o canal de umidade orientado para a Região Sul, a atmosfera vai seguir bastante instável com calor, altos índices de instabilidade e de água precipitável, favorecendo chuva frequente, porém irregular, e temporais isolados.

Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva do modelo Icon dia a dia da semana entre esta segunda e o sábado na Região Sul em que se observa como a chuva será frequente na região, com altos volumes localizados por temporais.

METSUL

No Rio Grande do Sul, os dias de maior instabilidade são previstos entre hoje e terça. Hoje, ar muito quente favorecerá temporais isolados com chuva localmente intensa e vendavais isolados da tarde para a noite.

Entre esta segunda e a terça, uma frente fria avança pelo estado com chuva volumosa em diversas cidades e tempestades isoladas. A instabilidade cede no decorrer da terça e dá início a um curto período de tempo mais firme no Rio Grande do Sul, mas as pancadas que seguirão em Santa Catarina e no Paraná retornam no final da semana.

Chuva volumosa mais ao Norte do Brasil

A semana que se inicia tem risco de chuva volumosa e localmente excessiva em áreas entre o Norte do Brasil e a Região Nordeste, por influência da chamada Zona de Convergência Intertropical.

Projeção de chuva para a semana no Nordeste do modelo europeu | METSUL

Os dados indicam que o maior risco de chuva volumosa se dará numa faixa, sobretudo perto da costa, no Norte do Pará, Norte do Piauí, Norte do Ceará e no Rio Grande do Norte, mas pode ocorrer chuva localmente forte a intensa em pontos do interior destes estados e ainda em setores da costa entre Paraíba e Pernambuco.

Portanto, cidades como Natal, Fortaleza e São Luis devem estar atentas ao risco de que se registrem períodos de chuva forte a intensa no decorrer da semana com alagamentos e transtornos.

Como ter acesso aos mapas

Todos os mapas de chuva deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.