Moradores estão fugindo de um incêndio florestal fora de controle e que não para de aumentar a oeste da cidade norte-americana de Los Angeles, na Califórnia, diante de alertas graves para a região, após meteorologistas preverem o potencial de um dos eventos de vento mais fortes em mais de uma década.
O incêndio, impulsionado pelo vento, chamado de Palisades Fire, começou nas montanhas de Santa Monica, próximo ao bairro de Pacific Palisades, na manhã desta terça-feira, e rapidamente se expandiu.
Segundo o Departamento de Bombeiros de Los Angeles (LAFD), o fogo não para de aumentar e toda a área de Palisades perto de Malibu e Santa Monica recebeu ordem de evacuação. Desesperados, muitos motoristas abandonaram seus carros.
Câmeras ao vivo da rede Alert California mostraram uma enorme coluna de fumaça subindo do morro em chamas perto de Pacific Palisades.
Evacuações estão em andamento, e os moradores próximos ao fogo foram instruídos a “sair agora”, pois os ventos atingem rajadas de 80-96 km/h. As casas estão sob ameaça imediata, segundo o LAFD.
O oficial de informação pública Erik Scott destacou que o fogo está se espalhando rapidamente em direção ao oeste devido aos ventos significativos, pedindo que os moradores estejam preparados para evacuar.
Tráfego intenso foi registrado na Pacific Coast Highway e na Sunset Boulevard, com vários veículos abandonados, enquanto moradores tentavam escapar a pé das chamas.
Algumas estruturas foram significativamente danificadas, mas o número exato de casas afetadas ainda não foi divulgado. Como o incêndio não para de aumentar, o número de prédios e moradias afetados deve aumentar consideravelmente.
A previsão da Meteorologia local aponta para uma “situação particularmente perigosa”, com ventos que podem ser os mais fortes desde 2011 e um dos episódios mais intensos de vento de Santa Ana até hoje no Sul da Califórnia.
Até o final da manhã de terça-feira, rajadas de 135 km/h foram registradas em Magic Mountain e 101 km/h em Malibu, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS). Quedas de energia já afetam mais de 20 mil consumidores, e voos no Aeroporto Internacional de Los Angeles enfrentam atrasos.
Pretty dire situation with the raging #PalisadesFire, with reports of people being rescued from a pool in Pacific Palisades amid gridlock traffic and residents evacuating on foot. Multiple homes and vehicles are on fire. pic.twitter.com/bZUhRC96eL
— Colin McCarthy (@US_Stormwatch) January 7, 2025
Mais de 80 hectares queimaram até o momento em Pacific Palisades, nas montanhas de Santa Mônica, que abrigam mansões na costa oeste dos Estados Unidos. As chamas obrigaram o fechamento de uma importante via de trânsito.
Scary video of the extreme fire behavior on the #PalisadesFire as it tears through Pacific Palisades. It’s going to be a long night… pic.twitter.com/tpUhaROnv3
— Colin McCarthy (@US_Stormwatch) January 7, 2025
#PalisadesFire There is no initial estimate for the number of structures damaged or destroyed. However, an Associated Press photographer captured this image of firefighters working to extinguish flames inside a home. Live coverage: https://t.co/ZEEfGXODEx pic.twitter.com/IRmn0CkXzS
— KTLA (@KTLA) January 7, 2025
O ator Steve Guttenberg, de “Loucademia de Polícia” (1984), disse que estava tentando ajudar amigos a sair da área, mas as ruas estavam congestionadas. “Se você deixar seu carro (…) deixe as chaves para que as pessoas possam mover o veículo e permitir a entrada dos caminhões de bombeiros. Isso é realmente muito importante”, disse ele à emissora KTLA.
“Havia fumaça ao longe, e eu tinha certeza de que não passaria da colina”, disse um morador identificado como Gary à KTLA. “Cinco minutos depois, veio descendo a colina. Todo mundo entrou em pânico, foi aí que todos correram para pegar suas coisas em casa”.
Crazy! This is like a scene out of a movie. They are bulldozing cars out of the way for firefighters to get through. #palisadesfire pic.twitter.com/cmNQ6DeUs3
— Alan Springer (@AlanSpringer) January 7, 2025
O incêndio começou justamente quando os chamados ventos de Santa Ana, característicos desta época do ano na Califórnia, avançam com força em Los Angeles. Rajadas de até 160 km/h são esperadas em Los Angeles, segundo o Serviço Meteorológico Nacional.
“AVISO!!! UMA TEMPESTADE DE VENTO DESTRUTIVA E POTENCIALMENTE MORTAL é esperada para a tarde desta terça-feira e a manhã de quarta-feira em Ventura e Los Angeles”, alertou o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano.
HEADS UP!!! A LIFE-THREATENING, DESTRUCTIVE, Widespread Windstorm is expected Tue afternoon-Weds morning across much of Ventura/LA Co. Areas not typically windy will be impacted. See graphic for areas of greatest concern. Stay indoors, away from windows, expect poweroutages. #LA pic.twitter.com/yl83LxeMEc
— NWS Los Angeles (@NWSLosAngeles) January 6, 2025
Espera-se que os alertas vermelhos – os mais altos na escala – declarados devido ao perigo de incêndios permaneçam em vigor até a noite de quinta-feira. “Pedimos urgentemente que os moradores da região de Los Angeles sigam as ordens de evacuação e as instruções das autoridades”, alertou a prefeita de Los Angeles, Karen Bass.
Os ventos de Santa Ana são fenômenos meteorológicos sazonais que ocorrem no sul da Califórnia e no norte de Baja California, México. Eles se caracterizam por fortes correntes de ar quente e seco que sopram do interior continental em direção à costa do Pacífico.
Esses ventos geralmente acontecem durante o outono e inverno, quando sistemas de alta pressão se formam no interior do continente. A diferença de pressão entre o deserto e a costa impulsiona o vento, que se intensifica ao passar pelas montanhas e cânions, tornando-se mais quente e veloz.
A principal característica dos ventos de Santa Ana é sua capacidade de atingir velocidades extremamente altas, frequentemente superando 100 km/h. Além disso, eles carregam ar seco, reduzindo a umidade relativa a níveis críticos.
Tais condições criam um ambiente perfeito para a propagação de incêndios florestais, tornando os ventos uma preocupação constante para autoridades e moradores. Historicamente, muitos dos incêndios mais devastadores da Califórnia ocorreram durante episódios de Santa Ana, devido à combinação de ventos intensos e vegetação seca.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.