Anúncios

Chuva orográfica vai atingir áreas do Sul e do Sudeste do Brasil, de acordo com a previsão do tempo dos meteorologistas da MetSul. A instabilidade associada à umidade que vem do mar afetará áreas entre o extremo Nordeste de Santa Catarina e o litoral do estado de São Paulo.

Mapa de umidade mostra ar seco no interior do continente (em laranja e vermeljho) e mais úmido (em azul) perto da costa no Sul do Brasil | METSUL

O que acontece? Ar mais frio atua na costa do Sul do Brasil e, com o vento, há transporte de umidade do oceano para áreas mais próximas da costa. Mais a Oeste da Região Sul, o predomínio é de ar seco.

Por isso, a temperatura tem se elevado mais em cidades do Oeste da região enquanto em pontos próximos da costa as marcas nos termômetros vêm se elevando muito menos nestes dias.

Nesta terça-feira, por exemplo, no Rio Grande do Sul, a temperatura não passou de 24,6ºC em Tramandaí e de 28,6ºC em Porto Alegre enquanto mais a Oeste atingiu 33,5ºC em São Borja e 33,6ºC em Uruguaiana.

O mesmo ocorre em Santa Catarina e no Paraná com um grande contraste térmico de Oeste para Leste. No estado paranaense, no Oeste, a máxima hoje em Foz do Iguaçu foi a 34,6ºC ao passo que em Morretes não superou 25,9ºC.

A diferença não é apenas na temperatura, mas também na umidade. No Oeste do Sul do Brasil, a umidade desceu a valores durante a tarde de 20% a 25% enquanto entre o Nordeste gaúcho e o Leste do Paraná ficou entre 50% e 80% à tarde.

O fluxo de umidade do mar favorece a ocorrência de chuva em trechos da costa e perto do litoral entre o Nordeste do Rio Grande do Sul e a costa do estado de São Paulo, mas na maioria dos locais os volumes não são altos porque o aporte de umidade não chega a ser excessivo por vento que não é muito forte.

Rio Grande do Sul terá nesta quarta-feira a presença do sol em quase todo o seu território. Nuvens aparecem junto com o sol na maioria das localidades com parcial nebulosidade. No Litoral Norte, entre Morro Alto e Torres, especialmente junto à Serra do Mar, maior nebulosidade e chance de precipitação em alguns pontos.

Chuva pode atingir ainda pontos do Sul e do Leste de Santa Catarina, especialmente pontos da costa e próximos da Serra do Mar, o que deve se repetir em trechos da costa paranaense e junto à Serra no Paraná. Instabilidade ligada à umidade do mar alcança ainda o Vale do Ribeira, no Sul de São Paulo.

Projeção de chuva

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada em 72 horas até às 9h de sexta-feira do nosso modelo de alta resolução WRF, disponível ao assinante em nossa seção de mapas (assine aqui).

METSUL

Como se observa no mapa do modelo meteorológico, os maiores acumulados devem se dar em setores do litoral do Paraná e em pontos do Sul de São Paulo, principalmente no Vale do Ribeira.

O que é chuva orográfica

A chuva orográfica é a precipitação induzida pelo relevo. Umidade que vem do oceano, trazida por vento, ao encontrar a barreira do relevo da Serra do Mar, ascende na atmosfera e encontra temperatura mais baixa com camadas mais frias. Isso leva à condensação e à ocorrência de chuva induzida pelo relevo.

Em um exemplo bem didático. O que acontece se você chega na frente de um espelho e soltar ar da sua boca? O espelho que tem uma superfície mais fria vai ficar embaçado (úmido) e molhado. Com a chuva orográfica ocorre o mesmo.

O ar mais úmido e quente (analogia com ar que sai da boca) encontra um obstáculo físico que é o relevo (como o espelho) e ao chegar nesta barreira que são os morros sobe na atmosfera e encontra temperatura mais baixa, condensando-se o vapor de água e formando chuva.

O contraste de pressão entre uma área de baixa pressão no Sul do Brasil e um centro de alta pressão de quase 1030 hPa a Leste da Argentina gerou vento moderado e por vezes com rajadas fortes do quadrante Leste.

O vento soprando do mar para o continente, carregado de umidade e com a temperatura do Atlântico acima da média, acabou por favorecer a chuva orográfica com volumes localmente muito altos de precipitação no costão da Serra.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.