Anúncios

Centenas de alertas de chuva e avisos de inundação estavam em vigor em todo o Reino Unido nesta terça-feira, enquanto há previsões de que as temperaturas podem cair para até -16°C em algumas áreas ainda esta semana em meio às enchentes que se agravam.

OLI SCARFF/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O Met Office prevê que as temperaturas podem chegar a -16°C na noite de quinta-feira, especialmente nas colinas do norte da Escócia ou em áreas rurais. Regiões propensas à neve, como Cumbria, no norte da Inglaterra, também podem registrar temperaturas similares.

O serviço meteorológico da BBC informou que as temperaturas podem cair entre -16°C e -20°C em partes da Escócia entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira. A temperatura mais baixa já registrada em janeiro no Reino Unido foi de -27,2°C, em Braemar, Aberdeenshire, no dia 10 de janeiro de 1982.

O tempo severo de inverno tem causado impactos adversos na rede de transporte, com várias estradas, linhas de trem e aeroportos fechados devido à neve ou inundações.

Até a tarde de hoje havia cerca de 130 avisos de inundação em vigor na Inglaterra, segundo a Agência Ambiental, indicando que inundações são esperadas nessas áreas. Havia também um aviso severo de inundação, afetando o rio Soar em áreas próximas de Barrow upon Soar, Leicestershire, indicando risco de vida.

Além disso, mais de 230 alertas de inundação foram emitidos, indicando que inundações são possíveis. A maioria das áreas mais afetadas está nas Midlands, no norte da Inglaterra e na costa sul. Não há alertas de inundação na Escócia ou na Irlanda do Norte no momento.

O Met Office alertou para a possibilidade de cortes de energia e até comunidades rurais ficarem isoladas. Passageiros e veículos podem ficar presos na neve, advertiu o serviço meteorológico nacional.

Voos em quatro aeroportos — Aberdeen, Bristol, Liverpool e Manchester — foram suspensos temporariamente nesta terça-feira, mas as pistas já foram reabertas, embora com atrasos. No Aeroporto de Manchester, as duas pistas foram reabertas após fecharem pelo terceiro dia consecutivo devido à neve. No transporte ferroviário, a inundação fechou todas as linhas entre Peterborough e Leicester, afetando os serviços da CrossCountry e East Midlands Railway.

Centenas de escolas foram fechadas em todo o país, em áreas como Lancashire, Yorkshire e nordeste da Escócia.

Áreas extensas das Midlands, na Inglaterra, ficaram submersas, com mais de 200 alertas de enchentes emitidos em determinado momento, à medida que rios transbordaram, inundaram vilarejos e destruíram plantações.

Um alerta grave de enchente, indicando condições de risco de vida, foi emitido para o Rio Soar, em Leicestershire, onde vários parques de trailers estão localizados em áreas propensas a inundações. Fotos aéreas mostraram casas móveis em Barrow Upon Soar cercadas por águas lamacentas e um carro submerso até as janelas.

OLI SCARFF/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Desde segunda-feira, dezenas de pessoas foram resgatadas de casas inundadas e carros presos nas Midlands, e centenas de escolas foram fechadas nos primeiros dias de aulas deste ano em áreas do norte do Reino Unido.

A moradora Duaa Abdulal disse que ficou presa no andar de cima com sua mãe e irmã em Loughborough, Leicestershire, após uma repetição de enchentes que já haviam danificado a casa no ano passado.

“Felizmente, hoje conseguimos levar tudo para o andar de cima quando recebemos o alerta de enchente,” disse Abdulal. “Ainda estamos nos recuperando do ano passado, na verdade, nem terminamos de reformar a casa, então é estressante”.

O corpo de um homem encontrado em uma área inundada perto do Rio Aire, no norte da Inglaterra, foi identificado e a polícia de North Yorkshire informou que estava buscando seus familiares.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.