Anúncios
Foto mostra cidade de Yamagata inundada no Japão

YOSHITAKA NISHI/YOMIURI SHIMBUN/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Chuvas torrenciais recordes forçaram a evacuação de milhares de pessoas em partes do Norte do Japão, enquanto rios transbordavam, levando pontes e carros, disseram autoridades e reportagens da mídia japonesa nesta sexta-feira.

As imagens do desastre no Norte do Japão em muito lembram as cenas vistas aqui no Rio Grande do Sul durante o mês de maio com cidades cobertas por água, pontes caídas, resgates de helicópteros de pessoas refugiadas em telhado, rodovias bloqueadas, deslizamentos de terra e comunidades inteiras arrasadas.

Ao menos uma pessoa morreu e quatro estão desaparecidas após as chuvas torrenciais nas prefeituras de Yamagata e Akita, na ilha principal de Honshu. Um homem na faixa dos 60 anos estava desaparecido após um deslizamento de terra em obras na cidade de Yuzawa.

Outro homem, de 86 anos, desapareceu na margem de rio na cidade de Akita, informou a polícia à AFP. Um corpo foi encontrado na cidade de Akita, segundo reportagens da mídia.

Uma autoridade local disse à agência de notícias francesa AFP em Yamagata, onde dois rios transbordaram, que “três pessoas, incluindo dois policiais que estavam em uma missão de busca e resgate, estão desaparecidas nas águas da enchente”.

Duas estações da província de Yamagata registraram a maior quantidade de chuva em 24 horas desde que os registros começaram em 1976, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA) na sexta-feira. Shinjo registrou 389 mm e Sakata 289 mm.

As imagens mostraram águas marrons e turbulentas varrendo vários veículos, incluindo um carro de polícia. As autoridades emitiram avisos de evacuação para mais de 200.000 pessoas, informou a agência de gerenciamento de incêndio e desastres. Pelo menos 4.000 pessoas foram levadas para abrigos, informou a emissora pública NHK.

Cerca de 3.060 domicílios ficaram sem energia, 1.100 não tinham água encanada. Por conta de quedas de pontes, inundações e deslizamentos, algumas rodovias foram fechadas na área e os trens-bala Shinkansen suspenderam as operações, disse o porta-voz do governo Yoshimasa Hayashi aos repórteres.

Foto mostra cidade de Yamagata inundada no Japão

YOSHITAKA NISHI/YOMIURI SHIMBUN/AFP/METSUL METEOROLOGIA

RYOSUKE TSUNEKAGE/YOMIURI SHIMBUN/AFP/METSUL METEOROLOGIA

HIDENORI NAGAI/YOMIURI SHIMBUN/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Foto mostra cidade de Yamagata arrasada no Japão

HIDENORI NAGAI/YOMIURI SHIMBUN/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Os militares foram enviados pelo governo em Tóquio para Yamagata para se juntar às atividades de resgate realizadas pela polícia e oficiais do corpo de bombeiros locais, informou o representante do governo do Japão à imprensa.

A agência meteorológica do Japão (Japan Meteorological Agency ou JMA) emitiu no começo desta semana o seu alerta de emergência mais alto para chuvas fortes nas prefeituras de Sakata e Yuza, na província de Yamagata, no Norte do país.

Mais tarde, rebaixou o aviso em nível no sistema de alerta de cinco níveis do país, mas pediu que o público permanecesse vigilante para possíveis deslizamentos de terra e inundações. A JMA prevê que 100 a 200 mm de chuva por dia continuarão pelos próximos três dias.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.