Anúncios

Os Estados Unidos enfrentam uma onda de calor de costa a costa. De Oeste a Leste do país as altas temperaturas castigam os norte-americanos. Em junho, as ondas de calor do início do verão já ficaram acima da média e as marcas de julho não trouxeram qualquer alívio.

NASA

O mapa acima divulgado pela NASA mostra as temperaturas do ar nos Estados Unidos em 10 de julho. O mapa foi produzido combinando observações de satélites e outras fontes com temperaturas previstas por uma versão do modelo GEOS (Goddard Earth Observing System), que usa equações matemáticas para representar processos físicos na atmosfera. Os vermelhos mais escuros indicam temperaturas de mais de 40ºC.

No Oeste, áreas de calor intenso são visíveis em muitas áreas a Oeste das Montanhas Rochosas, do México ao Canadá. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS), as temperaturas geralmente subiam acima de 38ºC, causando calor generalizado.

Nesse mesmo dia, partes do Leste – da Carolina do Sul a Massachusetts – estavam sob alertas ou avisos de calor intenso. A alta umidade aumentou o índice de calor para 40ºC em alguns lugares. Quanto maior o índice de calor, mais difícil será para o corpo humano se resfriar.

Em partes do Meio-Oeste, temperaturas mais baixas do que a média acompanhavam o avanço da instabilidade remanescente do furacão Beryl, mas no Sudeste do Texas, as temperaturas eram altas e os índices de calor superavam 40ºC.

Depois que Beryl chegou à costa como um furacão de categoria 1 em 8 de julho, a falta de energia elétrica e de ar condicionado aumentou o risco de doenças relacionadas ao calor, de acordo com o NWS Houston.

Mais de 160 milhões de norte-americanos estiveram sob algum tipo de alerta de calor em algum momento da última semana, de acordo com o site Heat.gov. O calor opressivo cobriu grande parte do Oeste dos EUA e muitas áreas do Sul, Sudeste, Meio do Atlântico e Sul da Nova Inglaterra.

O calor do começo do mês demoliu recordes históricos no Oeste com as maiores máximas de toda a série histórica em diversas cidades: 51,1ºC em Palm Springs em 5 de julho; 48,9ºC em Las Vegas em 7 de julho; 48,3ºC em Redding (Califórnia) em 6 de julho; 47,7ºC em Barstow (Califórnia) em 7 e 8 de julho; e 46,1ºC em Palmdale (Califórnia) em 6 de julho.

Embora os verões sejam sempre quentes, é importante lembrar que os eventos de calor que os Estados Unidos e o mundo estão a viver estão muito além do normal. Junho foi o 13º mês consecutivo de temperaturas recordes para o planeta, de acordo com dados do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus. Isso significa que todos os meses, durante mais de um ano, foram os mais quentes já registrados.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.