Anúncios

Uma brutal e histórica onda de calor atinge parte da Europa desde o começo do mês e a previsão é que se prolongue por mais duas semanas. As temperaturas excedem diariamente 40°C com o pior do calor nos Balcãs e no Leste Europeu. A onda de calor já afeta parte da região do Mediterrâneo.

Mapa de calor na Europa

CLIMATE BOOK

As temperaturas no restante deste mês de julho permanecerão muito acima da média no Sul e no Leste da Europa. As temperaturas mais anormais estão novamente previstas para a península dos Balcãs, com valores recordes esta semana.

O padrão atipicamente quente começou no início do mês após a primeira onda de calor significativa da temporada de verão no final de junho. Na sequência, estabeleceu-se uma onda de calor prolongada em parte do continente.

As temperaturas atingiram os 30ºC em muitas áreas, com registos superiores a 40°C na Romênia, Sérvia, Albânia, Bulgária, Bósnia, Macedônia e Grécia nos últimos dias.

O calor foi mais extremo na Sérvia. A estação meteorológica em Vršac (Nordeste da Sérvia) teve uma temperatura mínima 30,6°C no sábado e 31,2°C no domingo. São provavelmente as maiores mínimas já observadas na Sérvia.

A capital da Sérvia, Belgrado, relatou uma temperatura mínima de 27,3 °C no sábado e 27,5 °C no domingo. Estes valores também estão muito próximos dos máximos recordes para as temperaturas mínimas diárias mais altas.

Altas temperaturas noturnas também foram relatadas em países vizinhos, como Croácia, Bósnia, Romênia e Macedônia. A Grécia também enfrentou mínimas acima dos 30ºC durante o fim de semana.

Embora os verões sejam sempre quentes, é importante lembrar que os eventos de calor que os Estados Unidos e o mundo estão a viver estão muito além do normal. Junho foi o 13º mês consecutivo de temperaturas recordes para o planeta, de acordo com dados do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus. Isso significa que todos os meses, durante mais de um ano, foram os mais quentes já registrados.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.