Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? A semana que começa será mais uma em que muitas áreas do país não devem ter precipitação, o que é normal nesta época em que há a estação seca no Brasil Central com meses seguidos de pouca ou nenhuma chuva. A precipitação, entretanto, aumenta em parte do país.
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.
Onde mais deve chover no Brasil nesta semana será nos extremos Sul e Norte do país com possibilidade de acumulados até elevados em parte da Região Sul, especialmente no estado de Santa Catarina.
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva nesta semana devem se dar nos estados do Amazonas e de Roraima. Na maior parte do Amapá e Acre, a tendência é de pouca chuva. Em Rondônia, o tempo seco predomina e em Tocantins sequer deverá chover.
Na Região Nordeste, a chuva será escassa na maior parte da região com a precipitação outra vez mais concentrada na faixa costeira, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas são pancadas que se intercalam com períodos de sol.
No Centro-Oeste, o tempo seco predomina nos estados de Goiás e do Mato Grosso, mas há mudanças no Mato Grosso do Sul. O avanço de uma frente fria com massa de ar frio de trajetória continental deve levar chuva para diversos pontos do estado, sobretudo nesta primeira metade da semana e novamente no final da semana.
Na Região Sudeste, a mesma frente fria vai trazer chuva para diversos pontos de São Paulo, inclusive para cidades que não registram precipitação há muito tempo. Chove mais em cidades do Oeste, Centro, Sul e o Leste paulista. O Rio de Janeiro também pode ter momentos de instabilidade, mas em Minas Gerais o tempo seco segue dominando.
O Sul do Brasil merece atenção. A atuação de uma frente semi-estacionária e de um centro de baixa pressão que vai se formar entre os litorais do Sul e do Sudeste pode trazer muita chuva nesta semana em parte da região, como áreas do litoral do Paraná e do Leste-Nordeste de Santa Catarina.
A chuva será bastante frequente na semana no Nordeste catarinense com risco de altos volumes. O modelo Icon indica mais de 200 mm. Com isso, os rios da região, como a bacia do Itajaí-Açu, vão exigir atenção.
No Rio Grande do Sul, a instabilidade também será frequente nesta semana no Norte e no Nordeste do estado, especialmente na Serra, mas não são previstos volumes altos. No Oeste e no Sul gaúcho, o tempo firme predomina durante a semana.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.