Porto Alegre já teve períodos de chuva forte durante a manhã desta sexta-feira e segue com risco de precipitações por vezes mais intensas entre a tarde e a noite desta sexta-feira | JOEL VARGAS/PMPA

A MetSul Meteorologia adverte que a chuva aumenta na tarde desta sexta-feira em diversas áreas dos três estados do Sul com possibilidade de acumulados localmente muito elevados em curto período, o que pode causar transtornos como alagamentos e inundações repentinas.

Chove desde o começo do dia em diversos pontos do Sul do país, em particular no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, inclusive com pancadas por vezes fortes a torrenciais em alguns pontos. Ontem, alguns pontos isolados, como no Noroeste gaúcho, já tinham anotado chuva forte.

Os maiores acumulados em 24 horas até o final da manhã de hoje na rede do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul eram de 89 mm em Santo Augusto, 67 mm em Caçapava do Sul, 47 mm em Palmeira das Missões e 46 mm em Erechim. Em Santa Catarina e no Paraná, a rede oficial registrava 78 mm em Clevelândia e 58 mm em Dionísio Cerqueira.


Períodos de chuva moderada a forte ocorreram na manhã desta sexta-feira em Porto Alegre, o que acabou por causar problemas pontuais na rede de semáforos da cidade. Havia ainda alagamento na Avenida Voluntários da Pátria junto à Ponte do Guaíba, ponto crítico quando chove forte. Outro ponto de alagamento era observado na Avenida São Pedro, entre a Paraná e a Ceará. Até o fim da manhã, a chuva somava até 25 mm em alguns bairros da capital.

CLIQUE AQUI E VEJA AS ÚLTIMAS PROJEÇÕES DE CHUVA

De acordo com a nossa previsão, com o aquecimento diurno e a atmosfera mais aquecida durante a tarde, nuvens mais carregadas tendem a se formar entre a tarde e a noite desta sexta no Sul do Brasil, aumentando o potencial de chuva forte localizada agora na segunda metade do dia.


A MetSul Meteorologia enfatiza que a chuva em alguns pontos pode ser forte a intensa com pancadas torrenciais, o que pode trazer volumes muito altos em curto intervalo, gerando alagamentos e mesmo o risco de inundações repentinas em áreas urbanas e rurais.

@metsul_oficial

A meteorologista @estaelsias alerta para o avanço de temporais nas próximas horas desta safra 08/03/2024 #tempo #previsaodotempo #metsul #alerta

♬ som original – Metsul


Cresce também da tarde para a noite desta sexta o risco de temporais isolados com vento forte, embora em poucos pontos. Possibilidade maior em áreas onda a atmosfera vai estar mais aquecida, casos da Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o estado do Paraná.

A tendência é a atmosfera seguir muito instável também durante o sábado no Sul do Brasil com pancadas de chuva outra vez em muitas cidades e que localmente tendem a ser fortes a intensas. Como o tempo estará mais quente, aumenta a probabilidade de alguns temporais localizados com vento forte e ocasional queda de granizo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.