Porto Alegre registra ocorrência de chuva desde a madrugada nesta sexta-feira e teve pancadas fortes ao longo do período da manhã | IVO GONÇALVES/PMPA

A chuva em Porto Alegre nesta sexta-feira atingiu a metade da média do mês em apenas seis horas. O acumulado de precipitação em diferentes bairros da cidade somente entre o começo da manhã e o início da tarde somou 50 mm ou mais, causando pontos de alagamentos e de acúmulo de água em vias públicas.

A estação de referência climatológica do bairro Jardim Botânico do Instituto Nacional de Meteorologia anotou até às 14h um acumulado de 50 mm. Foram 17,8 mm entre 10h e 11h. Outro período de chuva mais forte se deu entre 12h e 13h com 15,6 mm.

A precipitação média histórica do mês de março em Porto Alegre, com base na série de dados 1991-2020 da estação meteorológica do bairro Jardim Botânico, é de 103,3 mm. Assim, a chuva em cerca de seis horas alcançou metade do que costuma chover no mês inteiro.


Outras estações da cidade, do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres e particulares, anotavam até às 14h acumulados de 59 mm no Cristal, 58 mm no Higienópolis, 56 mm no São João, 52 mm na Serraria, 51 mm na Agronomia e 50 mm no Partenon.

Em razão da chuva, a prefeitura registrou duas ocorrências de quedas de árvores, uma na Rua Padre Chagas e outra na Rua Joaquim Nabuco. Diferentes pontos apresentavam alagamentos ou acúmulo de águas nas vias, incluindo a Voluntários da Pátria (Ponte do Guaíba), Sertório com Voluntários da Pátria, Tamandaré, Nonoai, e Antônio Carlos Guimarães com a Loureiro da Silva. O DMAE informou falta de energia em algumas das suas instalações.

A previsão da MetSul Meteorologia é que o tempo siga instável em Porto Alegre nas próximas horas. O tempo não firma neste sábado. Embora o sol apareça e faça calor, o aquecimento pode trazer chuva novamente com risco de pancadas fortes e ocasional temporal da tarde para a noite.


A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.