Anúncios

Porto Alegre e região têm risco de chuva localmente forte ou temporal à tarde neste domingo depois de manhã de sol e calor | IRISH GREMISTA/X/ARQUIVO

O sábado foi marcado pelo sol e o calor no Rio Grande do Sul. Exceção da região de Torres, mais ao Norte da costa, quase toda o estado teve um dia com o predomínio do sol e com amplos períodos de céu claro, o que colaborou para um forte aquecimento durante o dia.

Após uma madrugada bastante amena para esta época do ano com escassa cobertura de nuvens ou céu claro, o que trouxe mínimas baixas de 12ºC em São José dos Ausentes e 14ºC no Lami (extremo Sul de Porto Alegre), a temperatura se elevou rapidamente ao longo do dia.


A tarde foi quente na maioria das regiões com aquecimento maior no Noroeste, onde a tarde foi tórrida com máximas de 37,0ºC em Santa Rosa e Porto Vera Cruz, e 36,9ºC em Porto Xavier. Nos vales, a temperatura não se elevou tanto e ficou ao redor de 31ºC. Vento do quadrante Leste amenizou o calor no Leste gaúcho.

O domingo no Rio Grande do Sul vai transcorrer ainda com muitas horas de tempo firme. O sol predomina na maior parte do estado durante a manhã. O ingresso de ar mais quente favorece uma muito rápida elevação da temperatura e já de manhã faz calor em grande número de cidades.


Embora já não se descarte instabilidade do meio para o fim da manhã em pontos do Oeste e do Sul, o cenário muda mesmo da tarde para a noite, quando se formam nuvens carregadas em diversos pontos com chuva de verão.

Áreas de instabilidade avançam pelo estado a partir do Oeste e do Sul gaúcho durante a segunda metade do dia e outras se formam devido ao aquecimento. Pancadas de chuva atingem muitas cidades gaúchas da tarde para a noite após horas de calor.

METSUL

Há risco de ocorrências isoladas de chuva forte a intensa assim como de temporais localizados com vendavais. A instabilidade deve afetar principalmente o Oeste, Centro e o Sul. A chuva já será irregular e no Norte do estado ainda mais, onde várias cidades podem terminar o dia sem precipitação.

O domingo será de calor, intenso em algumas regiões. Máximas à tarde podem alcançar marcas ao redor de 35ºC nos vales e em parte da Fronteira Oeste e do Noroeste. Alguns pontos podem alcançar marcas tão altas quanto 36ºC a 38ºC, em especial no Noroeste e, dependendo do horário da chuva, também os vales.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios