Anúncios

Rio de Janeiro tem noite de chuva muito intensa | FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL/EBC/ARQUIVO

Chuva intensa a extrema atinge a cidade do Rio de Janeiro e outras áreas do estado. Os acumulados de chuva em 24 horas se aproximaram dos 400 mm em ponto da cidade do Rio com marcas durante o sábado entre 100 mm e 200 mm em muitos bairros da capital fluminense. Na Costa Verde, a chuva também foi extrema com marcas de até 350 mm em 24 horas.

A prefeitura do Rio de Janeiro colocou todas as regiões da cidade no estágio 3, numa escala que vai até 5. Seria o equivalente a um nível entre atenção e alerta, com “uma ou mais ocorrências estão impactando a cidade”. “Há certeza de que haverá ocorrência de alto impacto, no curto prazo”, descreve a Prefeitura sobre o nível 3.


No começo da madrugada deste domingo, conforme o Centro de Operações do Rio de Janeiro, havia risco médio de deslizamentos de terra na região da Baía da Guanabara e baixo nas demais regiões da capital fluminense.

Já estações do Cemaden indicaram volumes em 24h durante o sábado de 350 mm em Angra dos Reis, 235 mm em Mesquita e São João do Meriti, 232 mm em Nilópolis, 166 mm em Seropédica, 161 mm em Queimados, 131 mm em Japeri, 125 mm em Beldord Roxo, 124 mm em Paraty, e 103 mm em Niterói.


A MetSul já havia alertado para o risco de chuva localmente extrema no Rio de Janeiro neste fim de semana. Neste momento, o aviso de chuva intensa prossegue. Com baixa pressão na costa, a chuva deve seguir caindo no Rio neste domingo e será intensa e com os altos volumes em algumas áreas.

Com o que já choveu e o solo saturado, adverte para o alto risco de inundações, alagamentos, transbordamento de rios e córregos e deslizamentos de terra, que podem ser significativos em alguns pontos, com elevado risco para a vida a patrimônio. Considerando a precipitação já registrada e que ainda deve cair, os acumulados podem ser extraordinariamente altos em cenário de muito grave perigo meteorológico.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios