Anúncios

Frente fria deve trazer chuva em Porto Alegre nesta quinta | ALEX ROCHA

Frente fria traz chuva para muitas cidades gaúhas nesta quarta após mais um dia quente. O Rio Grande do Sul teve uma quarta-feira abafada e de sol e chuva em parte do estado. Choveu forte em pontos do Oeste com acumulados até o começo da noite de até 70 mm na região de Itaqui. O tempo quente uma vez mais se fez presente com máximas de até 35ºC no vales e 33ºC em Porto Alegre.

NOAA/NASA/METSUL

A imagem do satélite meteorológico GOES-16 do começo da noite desta quarta-feira mostrava muitas nuvens no Rio Grande do Sul e chovia em pontos do Oeste e do Sul do estado. Na grande maioria das cidades, o tempo seguia firme e com ar abafado.


Em destaque na imagem de satélite do começo da noite, um sistema convectivo com tempestades que se formou entre o Norte da Argentina e o Sul do Paraguai que trazia nuvens de maior desenvolvimento vertical para a Fronteira Oeste gaúcha.

A instabilidade aumenta em parte do Rio Grande do Sul durante a quinta-feira e a chuva deve chegar em diversas localidades que não registraram precipitação desde o começo da semana, embora se preveja que a chuva seja irregular na distribuição, como é a regra no verão.


A quinta-feira será de muitas nuvens e instabilidade em parte do Rio Grande do Sul. Uma frente fria se desloca e ao interagir com a massa de ar quente provoca chuva na maioria das regiões do estado.

A instabilidade será maior ao longo desta quinta do Centro para o Norte do estado. Há risco de chuva localmente forte a intensa em alguns pontos, inclusive na região de Porto Alegre. Não podem ser descartados alguns temporais localizados, apesar de o risco de tempo severo ser marginal.

No Oeste e no Sul, por outro lado, após um começo de dia com chuva em algumas localidades, a nebulosidade tende a diminuir e o sol aparecer ao longo desta quinta. Qualquer instabilidade será bastante localizada.

A temperatura não sobe tanto quanto nesta quarta-feira, mas em muitas cidades do Rio Grande do Sul a sensação de abafamento deve permanecer, ao menos em parte do dia. Durante a chuva, o abafamento cede à medida que refresca. Quase todo o estado deve ter marcas abaixo de 30ºC, exceção de pontos mais a Oeste.

Por fim, é sempre importante lembrar que frente fria não significa frio. Pode acompanhar a chegada de frio no inverno, mas no verão, em regra, marca a transição de ar mais quente para menos quente. Uma frente é a faixa de descontinuidade entre duas massas de ar com instabilidade.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios