Anúncios

Tempo em São Paulo será quente nesta semana. Sol aparece com forte calor na cidade de São Paulo na maioria dos dias desta semana em semana quente de temperaturas acima das médias históricas de janeiro | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

São Paulo terá uma semana marcada pelo calor e instabilidade típica de verão como consequência das altas temperaturas previstas para a maioria dos dias desta semana. Serão várias tardes muito quentes em sequência para os paulistanos com máximas que devem ficar acima das médias máximas históricas de janeiro.

A semana já começou com calor. A temperatura máxima na tarde do domingo na estação do Mirante de Santana, a de referência histórica para a capital paulista, chegou a 33,3ºC. A temperatura máxima média histórica da capital paulista em janeiro, de acordo com a série 1991-2020, é de 28,6ºC.


Hoje, amanhã e quarta-feira serão dias de sol com nuvens em que as tardes tendem a ser muito quentes na cidade de São Paulo. As máximas nestes três dias devem ficar ao redor de 33ºC a 34ºC, mas em alguns bairros o calor pode ser mais forte pelo efeito da ilha de calor urbano.

Por conta do aquecimento, nuvens carregadas isoladas se formam com o ingresso de umidade a partir do litoral e pode ocorrer chuva localizada. São ocorrências que se dão mais da tarde para a noite com o aquecimento diurno que forma nuvens mais carregadas, mas no outro dia de manhã o sol aparece novamente com calor, repetindo-se o ciclo de aquecimento e crescimento de nuvens verticais.


Na quinta, o dia terá sol e nuvens com abafamento com máximas entre 30ºC e 32ºC, mas cresce a possibilidade de chuva da tarde para a noite, que pode ser localmente forte a intensa com risco de temporal na região da capital e da Grande São Paulo.

Na sexta, com abafamento e máximas em torno de 30ºC, tempo em São Paulo novamente instável chuva forte em alguns pontos com risco de temporal da tarde para a noite. Alerta-se, aliás, que entre sexta e o domingo a maior umidade combinada com o ar aquecido poderá gerar instabilidade mais intensa com risco aumentado de chuva localmente forte a torrencial com temporais na capital paulista e cidades da Grande São Paulo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios