Anúncios

Calor está de volta e com força. Primeiro domingo do ano será muito quente no Rio Grande do Sul com máximas acima de 35ºC em muitas cidades gaúchas. Previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica que o calor pode se aproximar dos 40ºC em alguns pontos. | ROSINARA FERREIRA

A MetSul Meteorologia adverte que o calor aumenta mais no Rio Grande do Sul e que o dia será muito quente no estado gaúcho. As temperaturas em algumas localidades devem se aproximar da marca dos 40ºC depois de um sábado que já foi quente com os termômetros indicando mais de 35ºC em diferentes cidades.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as temperaturas máximas deste sábado à tarde foram de 35,5ºC em São Luiz Gonzaga; 35,2ºC em São Borja; 35,1ºC em Campo Bom; 34,9ºC em Teutônia; 34,8ºC em Santiago; 34,3ºC em Uruguaiana e Quaraí; e 34,2ºC em Alegrete.


Já estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura indicaram na tarde deste sábado máximas de 37,3ºC em Horizontina; 36,9ºC em Colinas; 36,8ºC em Porto Vera Cruz; 36,5ºC em Teutônia; 36,2ºC em Santa Rosa; 36,1ºC em Lajeado; 36,0ºC em Parobé; e 35,2ºC em Westfália, Santa Cruz do Sul e em Rio Pardo.

Em Porto Alegre, a temperatura máxima deste sábado na estação automática do bairro Jardim Botânico foi de 33,3ºC. É a primeira vez neste ano que a temperatura máxima oficial da capital gaúcha superou a temperatura máxima média histórica do mês, no caso de janeiro de 31,0ºC.


Foi ainda a temperatura mais alta no Jardim Botânico desde o dia 28 de dezembro, quando fez 36,4ºC. Desde então, os dias tinham sido agradáveis ou de pouco calor durante a tarde. Nos últimos três dias de 2023, as máximas foram, respectivamente, de 30,0ºC; 26,6ºC; e 25,5ºC. Os primeiros cinco dias do ano anotaram na estação convencional máximas de 30,5ºC; 30,3ºC; 28,7ºC; 27,8ºC e 28,5ºC.

Neste domingo, o calor aumenta no estado. O domingo terá a presença do sol em todas as regiões do Rio Grande do Sul, entretanto são esperadas nuvens formadas pelo maior aquecimento. O calor gera chuva e temporais isolados de verão da tarde para a noite. Maior chance de chuva no Oeste e no Sul, por onde ingressam áreas de instabilidade.

A massa de ar quente sobre o estado se reforça amanhã e o dia será muito quente com forte a intenso calor na grande maioria das cidades gaúchas. Muitas localidades vão passar dos 35ºC e algumas podem ficar, inclusive, perto de 40ºC na tarde deste domingo.

As regiões mais quentes do estado serão o Noroeste, a área do Centro do estado, os vales e a Grande Porto Alegre, onde as máximas devem ficar na maioria das cidades entre 36ºC e 39ºC, não se afastando marcas entre 39ºC e 40ºC em alguns pontos. Porto Alegre deve ter máxima em torno de 36ºC no Jardim Botânico, mas superiores em outros pontos da cidade.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios